Novas versões do iOS e do OS X estavam entre os anúncios aguardados para a WWDC realizada hoje. O que ninguém esperava é que a Apple fosse anunciar também uma linguagem de programação: logo depois de detalhar os principais recursos do iOS 8, a companhia apresentou a linguagem Swift, que deverá substituir o Objective C na criação de apps para as suas plataformas.

Coube ao vice-presidente de engenharia de software Craig Federighi fazer o anúncio. Na apresentação, o executivo justificou o projeto dizendo que a Apple trabalha com o Objective C há mais de 20 anos, mas que os desenvolvedores da companhia vinham se perguntando se já não era possível criar software sem se limitar tanto às restrições de compatibilidade do universo do C.

De maneira resumida, a proposta da linguagem é reunir as melhores características do C com recursos que tornam o desenvolvimento mais intuitivo e condizente com as necessidades de hoje, razão pela qual o Swift vem suporte a protocolos e extensões atuais, além de integrar padrões para programação de mapas e filtros, por exemplo.

Swift - Apple

O objetivo parece ter sido alcançado: segundo Federighi, os programadores conseguirão desenvolver aplicativos usando menos linhas de código no Swift; além disso, a nova linguagem é consideravelmente mais rápida, com seus aplicativos podendo ter um ganho de performance várias vezes maior que o seu equivalente em Objective C.

A Apple fez questão de ressaltar também que quem já desenvolve ou pretende desenvolver para iOS não precisará migrar repentinamente para o Swift: ambas as linguagens serão suportadas pela companhia por um bom tempo, podendo inclusive coexistir no mesmo aplicativo.

Mas, para quem pretende se aventurar desde já na novidade, uma boa notícia: a Apple liberou gratuitamente um ebook com cerca de 500 páginas que fornece todas as informações necessárias para desenvolver em Swift. Só é necessário atentar para o fato de o conteúdo estar em inglês e não haver, até o momento, qualquer previsão para disponibilização em outros idiomas.

Você também pode encontrar informações sobre a nova linguagem no site de desenvolvimento da Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados