Oi e Vivo anunciaram que a partir de amanhã (31) novas cidades terão cobertura LTE das operadoras. Serão 21 novos municípios cobertos pela Oi e mais 8 novos municípios que receberão a cobertura de quarta geração da Vivo.

O salto é maior para a Oi: das 21 novas cidades com a cobertura, seis se concentram no estado de São Paulo. São elas: Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos e Sorocaba.

Em outros estados, a cobertura está bem diversificada. As capitais do Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins finalmente receberam o 4G da Oi. Cidades maiores que não são capitais também receberam, como Feira de Santana (BA), Contagem (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Londrina (PR), além de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo (RJ).

Antena 2G, 3G e 4G da Vivo em Águas Claras (SP)
Antena 2G, 3G e 4G da Vivo em Águas Claras (SP)

No caso da Vivo, as capitais do Acre e Rondônia ganharam cobertura, bem como Bragança Paulista e Piracicaba (SP), Gramado e Canela (RS), Vespasiano (MG) e São Lourenço da Mata (PE). Apesar de ter crescido muito menos que a Oi, quase todas as novas cidades cobertas já são atendidas pela Vivo há mais tempo; a operadora permanece com a maior cobertura 4G, tendo 94 cidades cobertas.

Com as novas cidades, a Oi passa a ter 45 municípios cobertos. Como a operadora faz RAN Sharing com a TIM, é de se esperar que a operadora italiana também anuncie a cobertura nas mesmas 21 cidades. O Tecnoblog entrou em contato com a TIM e aguarda uma resposta sobre isso. A Claro continua em segundo lugar na cobertura de cidades 4G: até o momento, 79 municípios podem contar com a cobertura da operadora.

Ambas as operadoras anunciaram a cobertura hoje por um motivo bem específico: vence amanhã o prazo estipulado no leilão de frequências que exige que as operadoras atendam com 4G todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes – são 43 cidades nessa situação. As operadoras estão livres para cobrir em outras áreas, desde que cumpram tal meta. A próxima exigência ocorre apenas em dezembro de 2015: as operadoras serão obrigadas a cobrir todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Nesse momento, 136 municípios brasileiros terão a oferta de 4G, locais onde se concentram 44,6% da população brasileira.

História em desenvolvimento; este artigo poderá ser atualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados