A entrada da Virgin Mobile no Brasil está parecendo uma verdadeira novela: a operadora prometeu iniciar suas operações em 2013. Já estamos em 2014 e até agora nenhum sinal da Virgin por aqui, mas finalmente a operadora está dando passos maiores: a Anatel concedeu a autorização de operadora móvel virtual (MVNO) para o grupo inglês.

Virgin Mobile: agora vai.

Virgin Mobile: agora vai.

A Virgin Mobile Latin America (VMLA) entrou com o pedido de operação somente em janeiro desse ano. De acordo com o Teletime, o presidente da VMLA Phil Wallace saiu de uma reunião com a Anatel nesta quarta-feira com a autorização de operação. A ideia é que a operadora comece a operar logo no início de 2015.

Ainda em janeiro desse ano, a Virgin Mobile assinou um contrato com a Telefónica para que o grupo forneça toda a infraestutura necessária para as operações na América Latina. Como a Virgin será uma operadora virtual, não haverá uma nova rede construída do zero – no caso do Brasil, a rede da Vivo será a base da Virgin Mobile.

Ser uma operadora virtual faz parte de toda a história da Virgin Mobile, que tem atuação nesses moldes em mais de 10 países. A proposta da operadora é oferecer serviços e pacotes voltados para o público jovem. Por isso, esperamos uma certa agressividade para os pacotes de internet móvel, uma vez que os jovens estão cada vez mais conectados e os serviços de voz e SMS fica cada vez mais em segundo plano para grande parte desse público.

Para as novas operações no Brasil e no México (que terá a operadora comercialmente ativa ainda esse ano), o grupo Virgin recebeu uma rodada de captação de capital acionário de US$ 86 milhões, com uma linha de crédito ampliada de U$ 41,5 milhões.

Veja a autorização da Anatel na íntegra.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jeronimo Lopes
Mas gente, se a vivo já não presta do jeito que tá
Rodrigo Fante
Vagner Alexandre Abreu Eu mesmo morei em Londres e a qualidade da Virgin lá era sofrível, pior do que a da Vivo aqui, que é a operadora que tenho hoje.
Joao Rafael Almeida
A Vivo tem a melhor cobertura: em tamanho sim. Em qualidade, não. Tem o melhor preço: não. Cobra mais caro pelo 4G, na Claro e TIM o preço é o mesmo do plano. Tudo na Vivo é sempre mais caro. Tem qualidade no sinal: depende da região. Geralemente não. Por quê: excesso de clientes. Como divulgam (de fato) que têm a melhor cobertura, abocanhou o maior número de assinantes, com isso, sobrecarregou a rede. Vale a pena: depende. Se você mora no meio do nada, com certeza vai ter sinal da Vivo. Se você mora em região metropolitana, não vale. Você pode ter o mesmo seviço, muitas vezes melhor, pagando bem menos. Em grandes regiões existem outras operadoras com muito mais qualidade. Exemplo da Claro em SP: sinal 4G pega em quase todo lugar e o preço do plano é muito mais baixo que o da Vivo. A Tim não funciona bem em lugar algum, em SP é igual. Oi.... bem,... Oi? Virgin? Pode até ser bom, mas o foco nao é assinaturas. Eles têm como meta clientes pre-pagos, internet movel e planos pequenos. Oferecem planos grandes, mas geralmente não vale a pena.
Diogo Gutierre
Marcos Silva Castanheira Aqui em São Paulo a Claro esta melhor que a vivo em internet móvel. A vivo fala que tem a melhor cobertura, acho isso muita cara de pau. Desde a época que nem chegava ao nordeste eles dizem que tem a melhor cobertura. Em Guarulhos tem partes do centro da cidade, residencial, que não pega nem telefone da vivo. No metro com o "3G+" eu não conseguia navegar no metrô (linha azul). Troquei pelo 4G da claro, e só perto da estação Tiradentes que não funciona. Sem falar que é muito mais rápido.
Marcos Silva Castanheira
Diego Roldão Moura Eu sou de Porto Alegre, não sei da 4G pois os valores são extremamente abusivos, mas a 3G é bem mais ou menos, nunca passou de 1mbps comigo.
Vagner Alexandre Abreu
Pedro Alves concordaria com sua frase se não fosse o fato que você usou de preconceito. Um pouco mais de observação e verá que não é só no Brasil que operadoras de telefonia sofrem.
Eron Iury
Quanto mais players tivermos, melhor os preços ficam. Se o mercado daqui for bom pra eles, talvez eles invistam em sua própria infra
Diego Roldão Moura
Marcos Silva Castanheira não sei em outros estados/ cidades, mas aqui em Porto Alegre a conexão é muito boa, principalmente no 4G. A minha maior birra ainda é contra a bosta do ttraffic shaping que eles fazem nos horários de pico.
Pedro Alves
Vagner Alexandre Abreu Concordaria 100% com seu raciocínio se não estivéssemos falando de uma operadora brasileira :v
Marcos Tintori Giacomim
a vivo já não suporta mais tantas pessoas coenctadas em seus servidores ai mesmo tempo, dai desconecta alguns para outros usarem! AFF
Vagner Alexandre Abreu
Há um limite para tudo, e não duvide que com a entrada da Virgin, a Vivo e a mesma provavelmente se juntarão para colocar mais pontos de distribuição de sinal. Muitos não sabem, mas se prestar atenção nas antenas de telefonia, muitas delas tem espaço compartilhado pelo menos. Não o espectro, mas sim pelo menos espaço físico para instalação de antenas. Compartilhamento é mais comum do que se imagina quando se fala em telefonia. Uma operadora virtual acaba fazendo a empresa trabalhar um pouco mais e instalar mais pontos de distribuição, e com isso no final vai acabar é melhorando o sinal ao invés de piorar. Isso vendo do ponto de vista mais positivo. Claro que o contrário também pode acontecer, e não existir investimento em instalação de novas antenas. Mas digo que isso é difícil de acontecer, uma vez que as operadoras dependem de boa qualidade de sinal. Até para elas mesmas trabalharem com sossego.
Leon Cavalcanti Rocha
Que venha a virgem!
Janderson Jetto
Do que adianta mais uma operadora se o número de slots são os mesmo. Essa porra vai dar merda sim, a VIVO já esta um porcaria em relação ao sinal no Rio de Janeiro, e mais um operadora usando sua infra.. #Fudeu
Marcos Silva Castanheira
Visto que a Vivo é atualmente a melhor em internet móvel e ainda assim é meia boca, não dá pra esperar muito...
Leonardo Dos Santos Xavier
Já está prejudicando, creio. Aqui o meu Vivo está tenebroso. Ontem das 18:00 em diante já não consegui usar. Isso é absurdamente preocupante.
Exibir mais comentários