Ser a rede social mais popular do mundo e dona de serviços como Instagram e WhatsApp não é o bastante para o Facebook: a empresa também parece estar determinada a fazer frente ao Snapchat e, para tanto, pode estar prestes a lançar uma ferramenta com funções semelhantes.

O rumor vem do Financial Times, que afirma que o aplicativo já tem até nome, pelo menos para uso interno: Slingshot. A ideia é que o usuário possa enviar aos seus contatos fotos e vídeos que expiram, ou seja, que se tornam indisponíveis após uma quantidade determinada de segundos depois de sua visualização. Sendo um serviço rival do Snapchat, nada mais óbvio, mas algumas funcionalidades diferentes poderão ser adicionadas para a novidade não ser uma mera cópia.

Ao que tudo indica, o Slingshot será integrado ao Facebook, ou seja, os usuários poderão utilizar a sua conta na rede social para fazer login. No entanto, o serviço em si deverá ser disponibilizado em um app à parte, tal como o é o Facebook Messenger.

Terá o Snapchat um rival à altura?
Terá o Snapchat um rival à altura?

Coincidência ou não, a notícia sobre o Slingshot surge apenas poucos dias depois de o Facebook ter dado fim aos aplicativos Camera e Poke. Este último permitia ao usuário “cutucar” os seus amigos e, veja só, enviar fotos ou vídeos que expiram. É provável que você nunca tenha ouvido falar destes apps por uma simples razão: eles não deram certo.

O Slingshot, portanto, pode ser encarado como uma segunda tentativa, com o Facebook tendo um bom motivo para insistir na ideia: a empresa teria tentado comprar o Snapchat em novembro de 2013 por tentadores US$ 3 bilhões de dólares, mas recebido um sonoro “não” como resposta.

Se os rumores estiverem corretos, o Facebook lançará o rival do Snapchat ainda neste mês (maio) para as principais plataformas móveis do mercado, com ninguém menos que Mark Zuckerberg acompanhando de perto o desenrolar do projeto.

Estaria Zuckerberg com sangue nos zóio determinado a se vingar pela tentativa de compra fracassada? Pode até ser, mas a realidade é que o Facebook tem motivos mais lógicos para se preocupar com este tipo de serviço: não é de hoje que se sabe que a rede social vem perdendo espaço entre o público adolescente e um dos “culpados” é justamente o Snapchat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados