As empresas sempre testam mudanças que nem sempre são implementadas, mas servem para ver o que poderia ser melhorado nos serviços. Nessa pegada, surgiu um papo de que o Google teria convidado algumas pessoas para ver uma nova interface que está em desenvolvimento para o Gmail e, curiosamente, há screenshots do layout.

Quem divulgou as informações foi o Geek.com. Nos screenshots postados por eles, percebe-se que o redesign é bem ousado; nada ali lembra o Gmail como é hoje (e, pessoalmente, achei bem parecido com o Outlook).

As abas que o serviço ganhou no ano passado foram parar na barra lateral, que desliza para a tela quando necessário. O mesmo ocorre com o Hangouts, que passa a ficar do lado direito da tela. Essas mudanças fazem com que as mensagens continuem visíveis se você diminuir o tamanho da janela. Assim, dá para mexer em mais de uma coisa ao mesmo tempo na mesma tela.

Screen2-590x301
Screen4-590x301

Na parte inferior direita, onde tem um símbolo de +, surgem as opções de escrever um novo email, adicionar um lembrete (algo novo na plataforma; seria como uma lista de tarefas) e outras que foram censuradas. Esse tipo de menu me lembra muito o aplicativo do Tumblr, no qual as opções de nova postagem aparecem exatamente desse jeito.

Screen3-590x301

Como o próprio Geek.com comenta, o novo suposto layout do Gmail combina com o também suposto novo layout do aplicativo do Gmail, que vazou no mês passado. Se os screenshots forem mesmo de layouts que estão sendo testados pelo Google e eles forem disponibilizados, dá para esperar que as mudanças cheguem juntas tanto na versão para web quanto no mobile.

Mesmo que o Google acabe descartando as novas interfaces, é possível que alguns dos recursos sejam incorporados ao Gmail em breve, como a opção de colocar uma conversa para “cochilar” e voltar ao topo da caixa de entrada num dia agendado e a substituição de estrelas por pins para mensagens importantes.

E, claro, pode ser que tudo não passe de um teste e seja descartado.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados