Início » Arquivos » Ciência » NASA pode levar plantas para Marte em 2020

NASA pode levar plantas para Marte em 2020

Avatar Por

Não é de hoje que ouvimos falar de planos para colonizar Marte – tem até aquele pessoal que vai fazer uma viagem sem volta para o planeta em 2023 – , mas é de hoje o plano da NASA de cultivar plantas por lá.

Explicando melhor, a agência espacial não pretende jogar sementinhas no solo lá e ver o que ocorre, mas sim levar uma estufa completa da Terra. Até com ar daqui.

O projeto foi batizado de MPX (sigla para Mars Plant Experiment) e consiste em enviar, junto com um rover, na metade de 2020 (mas chegando lá só em 2021), um pequeno satélite contendo ar e 200 sementes da planta Arabidopsis. Quando o rover tocar na superfície de Marte, as sementes receberão água e passarão duas semanas se desenvolvendo.

mpx-mars-concept

Esquema de como será o cronograma das plantas em Marte, se foram realmente enviadas

Depois, elas servirão como teste para sabermos como organismos multicelulares se comportam no planeta, que tem níveis de radiação maiores e menor gravidade que a Terra.

“Nós partiríamos desse simples experimento para ter estufas em Marte para uma base sustentável”, explica Heather Smith, pesquisadora chefe do MPX. Ela ainda acrescenta que as plantas seriam um marco para a humanidade e a história da exploração espacial como os primeiros seres vivos multicelulares a nascerem, crescerem e morrerem em outro planeta.

A proposta da estufa é uma das 58 que estão sendo analisadas para ir ao planeta vermelho em 2020 – a Curiosity, que está em Marte desde agosto de 2012, tem 10 instrumentos “anexados” que servem diversos projetos. Até junho, devem ser escolhidos os que irão na próxima viagem.

Com informações: Space.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Célio Azevedo

É bem melhor levar democracia para eles primeiro.

Célio Azevedo

Fantástico!

Alexandre Sousa

Deviam mandar sementes de capim. Se der certo, podem plantar outras coisas depois.

Tiago Coimbra de Araújo
Levem comida pra África e para outros Países miseráveis... Deixem Marte em paz.
Diogo Gutierre
Muito legal, mas pelo visto estas plantas não iam durar muito tempo.