Início » Arquivos » Computador » SanDisk anuncia SSD de 4 TB e espera lançar drive de 16 TB nos próximos anos

SanDisk anuncia SSD de 4 TB e espera lançar drive de 16 TB nos próximos anos

Paulo Higa Por

A SanDisk anunciou na semana passada um novo modelo de SSD que tem como principal característica o espaço enorme: voltado para data centers, o Optimus MAX armazena nada menos que 4 TB de dados. De acordo com a SanDisk, este é o primeiro SSD com interface SAS que chega a uma capacidade tão grande. Mas o aumento não deve parar: a empresa espera lançar um drive de 6 TB ou 8 TB já em 2015.

Dá para colocar 4 terabytes de dados nesse drivezinho aí

Dá para colocar 4 terabytes de dados nesse drivezinho aí

O Optimus MAX é um drive de 2,5 polegadas, como a maioria dos SSDs vendidos atualmente no mercado, mas possui um público mais restrito. Em vez do SATA, ele possui interface SAS, disponível apenas em máquinas mais caras — a Intel, por exemplo, só coloca SAS em chipsets de placas mãe para workstations e servidores, que suportam processadores Xeon. Um drive SATA pode funcionar em uma porta SAS, mas o contrário não é verdadeiro.

A interface SAS do Optimus MAX alcança até 6 Gb/s, mas na prática a velocidade de leitura e escrita sequencial fica em 400 MB/s. Em tempos de MacBooks Pro com memória flash ultrapassando a barreira de 1 GB/s, isso não parece muito, mas ainda é mais do que conseguem os discos rígidos de 15.000 RPM. Além disso, o Optimus MAX foi projetado para uso intenso e, com garantia de 5 anos, aguenta de uma a três escritas completas no drive por dia.

A SanDisk afirma que os SSDs devem ultrapassar a densidade dos HDs nos próximos anos e espera dobrar a capacidade dos SSDs a cada um ou dois anos. Isso significa que um modelo de até 8 TB pode aparecer já em 2015, enquanto um SSD de 16 TB, com o mesmo tamanho de 2,5 polegadas, pode aparecer nos próximos dois ou três anos. Ou seja, espaço não deverá mais ser um problema dos SSDs (só o preço).

O preço do Optimus MAX de 4 TB ainda não foi divulgado, mas certamente não será baixo. O Seagate Pulsar.2, outro drive de 2,5 polegadas com interface SAS de 6 Gb/s, é vendido por 6.599 dólares no modelo com capacidade de apenas 800 GB.

Com informações: Computerworld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Israel jr
Galera, vendo SSD de 256gb por 450,00, isso é caro? Deixem de ser murrinhas e pensem no custo benefício, você sai de um notebook lixo para um super top só pela troca do HD pelo SSD. A mudança é bizarra de tão boa, meu note foi salvo do lixo graças ao SSD.
Claudio Santiago Scherrer
Eu tenho 2 SSDs da Sandisk em RAID-0, um dos SSDs parou de funcionar com 1 ano e 23 dias de uso, entrei em contato com o suporte da Sandisk pelo site e tudo indica que vou receber um SSD novo.
Bruno Silveira
SSD no Desktop vc ate consegue viver sem.. mas no notebook é essencial nao so pela velocidade, mas principalmente pelo baixo consumo de energia e resistencia a quedas no chao...
Rafael Machado de Souza
eu comprei um notebook com um HD mSata de 32GB. instalei Linux e o desempenho é fantastico. o HD interno de 500GB fica só com um boot do Win8 e com os documentos.
Felipe Daidouji
O que me deixa triste é o preço que ainda vejo nestas unidades SSD, muito caro se comparando com um HD comum aqui no BR..
Matheus Vidal
Daniel Ribeiro que susto kkk
Renato Ikeda
Eu tb uso 2 hds de 1TB em Raid 0 mas um SSD é muito mais estável e seguro na linha do tempo Já pensou no trabalhão que daria na hipótese de falha em apenas um dos discos? isto já aconteceu cmg... rs E com SSD não seria assim [email protected] ;-)
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson
Aqui mesmo com HD no Winodws 8.1, leva 11 segundos para ligar. Nem dá para ver o logo do Windows direito. É um HD comum, velocidade de 60mb/s segundo aqueles programas...
Bruno Cabral Peixoto
Seria interessante se desenvolvessem um tipo de memória magnética não sequencial, na forma de chip. Ai sim seria bem barato.
Eduardo Schultz
Tbm acho mais fácil usar RAID se quer velocidade. Ou então usar um ssd menor e os HDs pra armazenar dados
Leonardo Domingues
Esse pessoal tem que ver uma maneira de baratear logo esses SSD, passou da hora já.
Paulo Higa
Não. Na verdade, com RAID 0, você até consegue aumentar as taxas de leitura e escrita, mas a latência continua a mesma.
Daniel Ribeiro
Matheus Vidal Falha minha... hehehe. Os HDs são de 1 TB
Matheus Vidal
1gb rola ?
Daniel Ribeiro
Seis mil e seiscentos dólares por um SSD de 800GB. Tudo bem, é para Notebook, form-factor de 2.5 polegadas e tal... Mas será que para um Desktop ou um Servidor, não compensa fazer um RAID0 com HDs comuns? Em casa eu tenho um RAID0 com 2HDs de 1GB, e acho bem bacana... Com 300 dólares dá para comprar 4HDs de 1GB cada, e você terá um RAID0 com 4HDs e 4GB de capacidade... Será que os 4HDs juntos não conseguem uma latência e velocidade de transferência próxima a do SSD?
Exibir mais comentários