SanDisk anuncia SSD de 4 TB e espera lançar drive de 16 TB nos próximos anos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas

A SanDisk anunciou na semana passada um novo modelo de SSD que tem como principal característica o espaço enorme: voltado para data centers, o Optimus MAX armazena nada menos que 4 TB de dados. De acordo com a SanDisk, este é o primeiro SSD com interface SAS que chega a uma capacidade tão grande. Mas o aumento não deve parar: a empresa espera lançar um drive de 6 TB ou 8 TB já em 2015.

Dá para colocar 4 terabytes de dados nesse drivezinho aí
Dá para colocar 4 terabytes de dados nesse drivezinho aí

O Optimus MAX é um drive de 2,5 polegadas, como a maioria dos SSDs vendidos atualmente no mercado, mas possui um público mais restrito. Em vez do SATA, ele possui interface SAS, disponível apenas em máquinas mais caras — a Intel, por exemplo, só coloca SAS em chipsets de placas mãe para workstations e servidores, que suportam processadores Xeon. Um drive SATA pode funcionar em uma porta SAS, mas o contrário não é verdadeiro.

A interface SAS do Optimus MAX alcança até 6 Gb/s, mas na prática a velocidade de leitura e escrita sequencial fica em 400 MB/s. Em tempos de MacBooks Pro com memória flash ultrapassando a barreira de 1 GB/s, isso não parece muito, mas ainda é mais do que conseguem os discos rígidos de 15.000 RPM. Além disso, o Optimus MAX foi projetado para uso intenso e, com garantia de 5 anos, aguenta de uma a três escritas completas no drive por dia.

A SanDisk afirma que os SSDs devem ultrapassar a densidade dos HDs nos próximos anos e espera dobrar a capacidade dos SSDs a cada um ou dois anos. Isso significa que um modelo de até 8 TB pode aparecer já em 2015, enquanto um SSD de 16 TB, com o mesmo tamanho de 2,5 polegadas, pode aparecer nos próximos dois ou três anos. Ou seja, espaço não deverá mais ser um problema dos SSDs (só o preço).

O preço do Optimus MAX de 4 TB ainda não foi divulgado, mas certamente não será baixo. O Seagate Pulsar.2, outro drive de 2,5 polegadas com interface SAS de 6 Gb/s, é vendido por 6.599 dólares no modelo com capacidade de apenas 800 GB.

Com informações: Computerworld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados