Em pleno final de semana, a Microsoft confirmou que uma brecha de segurança no Internet Explorer pode afetar até 100% da base de usuários do navegador no planeta. As primeiras informações são de que o problema foi verificado desde o IE 6 até a versão 11, a mais recente.

De acordo com a companhia, a vulnerabilidade tem a ver com a forma como o IE acessa itens da memória que foram apagados ou não foram alocados corretamente. Os criminosos conseguem tomar controle do computador para instalar softwares ou visualizar e apagar arquivos, bem como simplesmente abrir um site. Parece que a situação é bem séria. Ainda mais para quem ainda tem Windows XP rodando no PC.

O Internet Explorer responde por 55% de todo o mercado de browsers, segundo a consultoria NetMarketShare. Metade da internet pode estar em apuros.

Internet Explorer 8 no Windows XP (Crédito: Paul Thurrot's Supersite for Windows / winsupersite.com)

Internet Explorer 8 no Windows XP (Crédito: Paul Thurrot’s Supersite for Windows / winsupersite.com)

Embora a Microsoft esteja trabalhando em uma correção para a vulnerabilidade, é sabido que as pessoas com XP ficarão a ver navios. A companhia encerrou o suporte ao sistema operacional no início do mês, 13 anos após seu lançamento. Ainda hoje, algo entre 15% e 25% do planeta rodam o sistema, segundo uma projeção do Business Insider.

A brecha foi descoberta pela empresa de segurança FireEye, que está trabalhando em conjunto com a Microsoft para lançar uma correção. A empresa informou que já foram registrados ataques dentro dos Estados Unidos, tendo como alvo organizações dos setores de defesa e finanças. A FireEye não entrou em detalhes sobre quais companhias foram atacadas.

Ainda não há uma data para a liberação da correção. Por enquanto, entre as recomendações da MS, a mais interessante é configurar os ajustes de segurança do Internet Explorer para o modo mais elevado, fazendo com que o browser não execute componentes ActiveX por padrão. O passo a passo em inglês está no registro da vulnerabilidade, dentro do site de documentação da companhia.

O recado para quem tem Windows XP: instale o Windows 7 ou Windows 8! Palavras da Microsoft à agência de notícias Reuters. Pelo menos você ainda pode usar o papel de parede icônico do XP.

Windows XP com o Bliss, seu wallpaper padrão

Windows XP com o Bliss, seu wallpaper padrão

Outra recomendação bem mais prática: instalar outro navegador. Existem algumas boas opções no mercado, entre elas o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Ambos têm suporte ao XP.

O fim das atualizações do sistema operacional fizeram com que empresas de segurança se movimentassem para ocupar o espaço antes da Microsoft, a provedora oficial de correções do XP. Entre os postulantes está o buscador Baidu. Eles mantêm um antivírus gratuito que, segundo diz a empresa, continuará cobrindo o XP.

A Symantec informa que a linha atual de produtos Norton é compatível com o XP Service Pack 2, mas em seguida faz uma série de ressalvas sobre novas vulnerabilidades. “Dependendo da natureza das ameaças envolvidas, o Windows XP pode se tornar sensível a vírus e riscos aos quais as versões mais recentes do Windows são imunes. Por isso, recomendamos atualizar o mais breve possível o Windows XP instalado no computador”, diz em uma página.

Mesmo com o esforço de empresas de segurança interessadas nos usuários de XP, a perspectiva não é muito boa. Vulnerabilidades do sistema são problemas reais que se “sobressaem” sobre a tecnologia dos softwares de segurança, de acordo com o especialista no assunto Altieres Rohr. Ele gravou um vídeo para o site Linha Defensiva explicando por que você, usuário do velho Windows, deve atualizar seu sistema rápido – correndo! —, antes que seja tarde demais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael De Souza Guedes
Hahahaha vocês são malucos de continuar usando esse IE. O negócio é Google Chrome ou Psafe Internet. O resto é lixo!
André Macêdo de Andrade
Esse cara da Linha Defensiva só uma Recado eu usei o Windows 98 SE, em 2007, 2008 e Janeiro de 2009, não tinha nenhum Antivírus no meu PC com ele, usava só o Internet Explorer 6, nem um Navegador mais novo tinha lá e nunca perdi nada do PC, quando queimou em 2009 queimou porque era velho um Pentium 100 com 32 Mega e por ultimo nem Firewall o Windows 98 SE tinha de Fabrica.
eversonvdaluz
Pessoal, aqui tem um ótimo material para que sejam tratadas em suas corporações esse problema http://www.symantec.com/connect/blogs/emerging-threat-microsoft-internet-explorer-zero-day-cve-2014-1776-remote-code-execution-vulne
Artur Benchimol
Já tinha alguns anos que a MS dizia que não iria dar suporte ao WXP em 2014
Leandro Ruel
Wendel Moreira beleza, a gente só estava querendo dizer que o W3Schools não é uma fonte confiável, de resto, sem problema.
Wendel Moreira
Tiago Celestino Leandro Ruel Caras, eu só peguei uma pesquisa no site... veja que passei mais duas na resposta do meu comentário... a questão que quero deixar claro é que o IE não é o navegador mais usado....
Leandro Ruel
Tiago Celestino ia responder a mesma coisa =D
Fer
Deve ser uma informação chocante, assim como a de que existem pessoas que usam o plural corretamente.
Fer
Exato, assim como com uma falha recente que estava presente no Unix e no Linux. Cadê que malharam o Unix, o Linux, o OpenSSL, a comunidade open source?
Motomagx Noitatsyalp
IE 55% dos usuários? cada dia o tecnoblog muda a história...
Motomagx Noitatsyalp
sim, os noobs.
Tiago Celestino
O negócio é que atinge todas as versões pelo o que eu li, logo, independente do sistema utilizado, o IECA está aberto para ataques.
Tiago Celestino
Wendel Moreira http://www.w3fools.com/ - fica a dica!
Thássius Veloso
Cada instituto de pesquisa tem uma metodologia própria. Eu achei este verbete da Wikipedia compilando os resultados mais recentes apresentados por algumas fontes. Na melhor das hipóteses (20,3%), o IE estaria em um quinto dos computadores do planeta. Ainda assim é gente pra caramba!
Wendel Moreira
Paulo Higa Cada site atrai seu público com seu navegador, mas nenhum site que tenho acesso ao analytics IE corresponde a maioria... em todos é pelo menos 3º colocado. E olha que são de diversos públicos. Absurdo é achar que o IE chega perto de 50% da web até hoje... A verdade é que o chrome está dominando Vai mais um link ai, de outra estatística: http://gs.statcounter.com/#desktop-browser-ww-monthly-201303-201403-bar E mais outro: https://www.w3counter.com/globalstats.php é só fazer uma pesquisa que vai achar qualquer site de estatísticas que vai ver se não é isso. Quanto a relação W3C e W2Schools realmente foi erro meu
Exibir mais comentários