Os assinantes da banda larga da Net enfrentaram uma situação problemática no último final de semana. O sistema de DNS da empresa, responsável por converter os endereços digitados no navegador em endereços de IP, aparentemente foi afetado por uma ação hacker. Os assinantes do Vírtua tentavam acessar as páginas do Google, mas caíam em um site que oferecia a instalação de um falso Flash Player. A tática é conhecida como DNS hijacking (ou sequestro de DNS).

Pipocaram nas redes sociais diversos relatos de clientes da Net com o mesmo problema. Aparentemente, a falha foi verificada no sábado (26). Tudo nos leva a crer que a situação foi resolvida no domingo (27).

O estudante Caio Alexandre, assinante do Vírtua em São Paulo, contou que os serviços do Google foram os principais afetados: “Alguém mudou o DNS da NET de modo que na hora que você acessa algo como o Google, redirecionava para o download de um Flash Player da vida”, segundo nos disse.

O universitário mineiro Willian Max – velho conhecido deste Tecnoblogregistrou o momento em que tentava acessar o site da Apple, mas caiu na mensagem sobre instalação da extensão da Adobe. Como se sabe, os dispositivos com a maçã na traseira não conseguem reproduzir conteúdos em Flash. Sorte a do Willian.

Acesso ao site da Apple oferecia instalação de extensão da Adobe
Acesso ao site da Apple oferecia instalação de extensão da Adobe

Eles não foram os únicos a reclamar da falha, como podemos perceber…

A @net_oficial sempre inovando: ativou DNS Hijacking na minha conta e nem cobrou por isso. Valeu hein! #vdm #lixo

— Rodrigo Panachi (@rpanachi) 26 abril 2014

Pior que não é a primeira suspeita de DNS poisoning na NET Virtua…

— Edison Luiz (@edisonlsm) 26 abril 2014

Sou cliente NET e não consigo acessar nada do Google, porque? Eles estão retornando resultados errados de DNS.

— Dude Ramos (@duderamos) 25 abril 2014

O Tecnoblog entrou em contato com o escritório da Net para saber o que aconteceu, mas não obteve resposta até a conclusão deste texto. De qualquer forma, o número de reclamações em redes sociais diminuiu, o que nos leva a crer que a pane foi solucionada.

Ainda assim, eis um precedente perigoso.

A importância do DNS

O episódio deste final de semana escancara a importância de ter um bom serviço de resolução de DNS. Até o momento, os rumores são de que hackers conseguiram acessar o servidor de DNS da operadora, com o objetivo de “sequestrar” o acesso dos assinantes.

Para evitar problemas assim, sempre recomendamos a adoção de serviços de DNS confiáveis e seguros. Dois deles estão entre os meus preferidos: o Google Public DNS e a OpenDNS.

Cá no Tecnoblog nós publicamos um passo a passo de como trocar o DNS do seu computador. Abaixo você encontra os endereços dos dois serviços.

Acredito que a maioria dos leitores do site saiba fazer essa modificação sem dificuldade. Em caso de problemas, dê seu grito de socorro nos comentários do texto.

Outra opção bastante popular é trocar o DNS diretamente no roteador, para que o novo serviço seja utilizado em todos os PCs, celulares, tablets etc. conectados à sua rede. Os endereços são os mesmos.

Infelizmente, pelo que nos relatou o Caio Alexandre, essa medida não é possível para todos os clientes do Net Vírtua. Ele tentou fazer a troca no roteador Thomson DWG874B, mas como você pode ver na captura de tela abaixo, a opção não está disponível.

Modem NET

Se você caiu na tela oferecendo a instalação do Flash Player, recomendo vivamente que também rode um scan completo do seu antivírus para garantir que não tenha sido contaminado por um vírus.

Atualizado em 28/04 às 08h20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados