Ferramenta pretende prever a popularidade de uma foto na web antes do upload

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Aditya Khosla, candidato a PhD do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT desenvolveu uma ferramenta que calcula a possibilidade de uma foto ter mais popularidade na internet. Antes que você pergunte, sim, ele disponibilizou a versão inicial para testar.

Eu tentei aqui e ficou eternamente “calculando”, sem que eu conseguisse saber se a foto do meu café da manhã teria rendido muitos likes no Instagram (provavelmente, o servidor estava sobrecarregado com a repercussão da ferramenta). Mas, considerando que não tinha nenhuma minissaia, camisa, biquíni, caneca, cervejaria, perfume ou revólver nela, talvez não fosse meu maior sucesso.

O estudo foi feito com base em 2,3 milhões de fotos no Flickr para identificar quais os fatores que tornam a imagem popular. A partir disso, o pesquisador criou um algoritmo que se baseia na própria imagem, analisando tanto elementos quanto cores e texturas, e na parte social, levando em consideração tags, número de seguidores e a legenda dada.

estudo fotos
Os grupos com fundo verde tiveram a previsão acertada pelo algoritmo; do grupo vermelho, não

Resumidamente, os elementos citados anteriormente devem render mais curtidas às imagens, assim como cores vibrantes e a presença de pessoas em vez de paisagens. Já desentupidores, carrinhos de golfe e laptops não são tão admirados. Claro, nenhum desses fatores é exatamente decisivo, já que há diversos outros pontos a serem levados em consideração e a imagem acima mostra que o algoritmo tem suas inexatidões.

O próximo passo do estudo de Khosla é criar uma ferramenta que permita a edição de uma foto antes de seu upload, de modo que consiga melhorar os cliques para que consigam mais likes antes de serem enviados – uma ideia promissora, não?

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados