Como esperado, a conferência para desenvolvedores do Project Ara, que aconteceu nessa semana, trouxe algumas novas informações sobre o smartphone: o Google falou em uma possível data de lançamento e deu detalhes da personalização do aparelho.

A princípio, podemos esperar as primeiras unidades do Ara sendo vendidas em janeiro do ano que vem. O preço permanece nos 50 dólares que haviam sido anunciados, mas não para o consumidor final: esse valor é para as empresas que se interessarem por ele. Não há, por enquanto, previsão do quanto o consumidor irá pagar por um Ara, mas é garantido que ele será vendido com visual “cru”, isto é, com pecinhas sem graça para estimular a personalização.

O Google terá uma espécie de Moto Maker especialmente para o Ara chamado Ara Configurator, no qual poderão ser escolhidas capinhas com texturas diferentes impressas em 3D a serem encaixadas nos componentes, de modo que possam ser trocadas. Outra possibilidade é subir as fotos de uma viagem para criar um design personalizado com base nas cores das imagens.

Project-Ara-3D-textures-640x360

Project-Ara-Mexico-Phone-1-1-640x360

Na conferência, também foi dito que se espera que a vida útil do Ara seja bem maior que a que damos normalmente para smartphones. Em vez dos dois anos atuais, será possível ficar com o mesmo aparelho por até seis anos graças à possibilidade de melhorar suas partes individualmente e aos poucos.

Haverá, em 2014, outras duas conferências para desenvolvedores, uma em julho e outra em setembro, e em dezembro há outra data importante para o projeto: uma atualização do Android, que preparará o sistema para funcionar em celulares modulares, será enviada.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ademar Abiko Jr.
Personalização, check (kind of, pq quero ver como isso seria implantado no Brasil) Agora só esperar pra saber questões de compatibilidade entre hardware de gerações diferentes.
Max Giudice
Esse projeto é bem legal ! :)
Thiago Gyboski Mengatto
Não vejo a hora de trocar meu antigo iPhone 4 por um novo. Acho que vou esperar o Ara :)
Danilo Gordo
Legal, mas acho que não vai rolar brincar de Lego no smartphone. Público alvo talvez seja limitado, e é muita "frescuriti" pro meu gosto.
Diego Keretzky Crusius
https://phonebloks.com/en/goals
Alípio Afonso De Almeida Oliveira
Eu compraria agora.