Wi-Fi de 10 gigabits por segundo é prometido para 2015

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Qual a velocidade máxima do roteador Wi-Fi que você tem em casa? 150 Mb/s? 300 Mb/s? Ou você é atualizado e comprou um roteador com Wi-Fi 802.11ac que chega a 1,3 Gb/s? A partir do ano que vem, essa taxa de transferência não vai parecer tão alta: a norte-americana Quantenna Communications anunciou que vai lançar um novo chip de alto desempenho capaz de atingir velocidades de até 10 Gb/s.

wifi-airport-apple

Como chegar a uma velocidade tão alta? A ideia é bem simples, na verdade. Hoje, os melhores roteadores Wi-Fi à venda no Brasil costumam ter na ficha de especificações técnicas algo como “MIMO 3×3” — isso significa que eles conseguem enviar e receber três fluxos de dados ao mesmo tempo. Como os dados são transferidos de forma paralela, é natural que, quanto maior o número de fluxos de dados, maior seja a velocidade.

O que a Quantenna fez foi exatamente aumentar a quantidade de fluxos de dados: em 2015, a empresa planeja lançar um chip MIMO 8×8, com espectro de 160 MHz, o dobro do que conseguem os roteadores atuais. Ele será compatível com o atual padrão 802.11ac e também funcionará com dispositivos mais antigos que ainda usam 802.11n ou até mesmo o velho 802.11a, com uma velocidade bem menor que os 10 Gb/s, claro.

O chip é voltado tanto para redes corporativas quanto para redes residenciais, mas deve demorar um pouco para se popularizar: pelo menos no início, ele não estará disponível para smartphones, tablets ou placas de rede Wi-Fi com USB, por exemplo — mas provavelmente veremos a novidade aparecendo nos desktops, notebooks e roteadores lançados nos próximos anos.

Com informações: PCWorld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados