Você já pode instalar o Windows Phone 8.1 Preview (mesmo se não for desenvolvedor)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A próxima grande atualização do Windows Phone chegará nos próximos meses para todos os usuários, mas a Microsoft começou a liberar na manhã desta segunda-feira (14) uma versão de testes para desenvolvedores, o Windows Phone 8.1 Preview. Se você estiver realmente curioso, pode instalar a nova versão agora mesmo, inclusive se não entender nenhuma linha de código.

windows-phone-8-1
Marque essa caixinha, respire fundo e instale a nova versão
Marque essa caixinha, respire fundo e instale a nova versão

O processo é bem simples, como explica o WPCentral: basta se cadastrar com a sua conta da Microsoft no Windows Phone App Studio, baixar o Preview for Developers na Windows Phone Store e então digitar no aplicativo o mesmo login e senha que você cadastrou anteriormente. Depois, siga o processo padrão para atualizar um Windows Phone: entre em Configurações, depois Atualização de software e toque no botão Verificar atualizações. Pronto!

Antes de prosseguir, é importante lembrar que hoje é o primeiro dia que uma versão de testes do Windows Phone 8.1 ficará disponível para um número tão grande de usuários, então provavelmente você irá se deparar com muitos bugs ainda não descobertos. Além disso, isto invalidará a garantia do seu smartphone, ao menos até o lançamento da versão final, e a própria Microsoft avisa que você não poderá voltar para o 8.0.

A atualização vale para todos os smartphones, do Lumia 520 de menos de 400 reais ao Lumia 1520 de 2,6 mil reais, e isso também inclui modelos da Samsung, HTC e outras parceiras da Microsoft. Como apenas o sistema operacional será atualizado, todos os aplicativos e personalizações continuam como estão: você não perderá acesso aos apps exclusivos da Nokia, nem transformará um aparelho de operadora em um de varejo, por exemplo.

Reunimos em um artigo tudo o que você precisa saber sobre o Windows Phone 8.1. Entre as novidades, há a assistente pessoal Cortana, uma central de notificações, um teclado que permite digitar deslizando o dedo sobre as teclas e mais opções de personalização. A Cortana funciona apenas em inglês (troque a região para Estados Unidos caso queira experimentá-la) e as telas de bloqueio personalizadas ainda não estão disponíveis nesta versão.

O Windows Phone 8.1 chega aos usuários nos próximos meses, ainda sem data exata, porque a liberação da nova versão depende da aprovação dos fabricantes e das operadoras. A Nokia confirmou que todos os aparelhos receberão a atualização. Os primeiros smartphones com Windows Phone 8.1 de fábrica são o Lumia 630, Lumia 635 e Lumia 930, que ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados