Aquela interface “tipo Facebook” que mostramos recentemente não é a única novidade que o Twitter está reservando para os seus usuários nos próximos dias: nesta sexta-feira (11), a empresa prometeu também liberar notificações (quase) em tempo real na sua versão web. Trata-se de mais um dos vários esforços que o serviço vem empreendendo para continuar ocupando um lugar de destaque entre as redes sociais.

Não é que notificações já não existam na interface web, mas atualmente elas são muito discretas e limitadas. Quando há uma nova mensagem privada, por exemplo, apenas um número sobre o ícone de DM aparece na barra fixa superior. Se o usuário estiver concentrado nos tweets, poderá levar algum tempo para perceber que há recados ali aguardando para serem lidos.

Com o novo sistema, as notificações aparecerão como uma janela no canto inferior direito que se sobrepõe à timeline. Assim, o usuário não só verá o alerta praticamente em tempo real como também visualizará ali mesmo o seu conteúdo. Será possível inclusive responder à mensagem dentro da própria janela.

Notificações na versão web do Twitter

Notificações na versão web do Twitter

As novas notificações valerão para mensagens diretas, avisos de novos seguidores, retweets, menções e tweets “favoritados”. Para quem acha que ficará doido no meio de tantos alertas novos, o Twitter tratou de esclarecer desde já que será possível desativar todas ou algumas categorias de notificações nas configurações da conta.

Assim como a nova interface, o sistema de notificações será implementado de maneira gradativa e levará algumas semanas para cobrir todas as contas. Vale ressaltar: a novidade é apenas para a interface web do Twitter; nos aplicativos oficiais, nada muda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
Seria ótimo se viesse com suporte a notificações HTML5!