Lembra daquela interface que remete a serviços como Facebook, Pinterest e Google+ que o Twitter andou testando em fevereiro deste ano? Se, assim como este que vos escreve, você achou que a empresa não levaria a ideia adiante, saiba que este novo visual começou a ser implementado hoje (08) e chegará a todas as contas nas próximas semanas.

Nova interface do Twitter

Em comum com o layout atual, a nova interface possui apenas a barra fixa superior. No resto, quanta diferença: uma capa no topo semelhante à adotada pelo Google+ e pelo Facebook, números do perfil (quantidade de seguidores, de tweets e afins) logo abaixo e melhor aproveitamento do espaço da tela com o uso de três colunas em vez de duas.

A coluna da esquerda mostra uma foto de perfil maior seguida da descrição do usuário e de seu arquivo de fotos ou vídeos. Os trending topics foram movidos para a coluna da direita, assim com as sugestões de perfis para seguir.

Na coluna central é que ficam os tweets que, ao contrário do estilo “cartões” testado em fevereiro, continuam sendo exibidos de maneira linear. A vantagem é que as imagens e vídeos que acompanham as mensagens agora são exibidas com muito mais destaque.

Há também novidades funcionais: com a nova interface, o usuário poderá fixar determinados tweets no topo de sua timeline, ter as mensagens com maior engajamento aparecendo com mais destaque em sua conta, além de poder selecionar que tipo de conteúdo visualizar nos perfis que visitar – apenas tweets com fotos e vídeos, por exemplo.

É, sem dúvida, a mudança mais radical do Twitter desde o seu início. Os usuários mais tradicionais provavelmente irão estranhar ou mesmo desaprovar a nova interface, mas o fato é que o serviço realmente precisa de uma postura agressiva para continuar relevante: um levantamento publicado no final do mês passado mostra que o número de perfis inativos no Twitter vem crescendo progressivamente, da mesma forma que a média de tweets por usuário vem caindo.

O maior destaque a fotos e vídeos, assim como a gigantesca capa no topo da nova interface podem ajudar o Twiter a conquista novos usuários, especialmente os mais jovens, que costumam ser mais ativos nas redes sociais.

Nova interface do Twitter

Se a ideia dará certo, só esperando para descobrir. Ao menos o Twitter seguiu com o hábito de não implementar a mudança de uma vez só, o que deve ajudar nos últimos ajustes, a fazer os usuários mais assíduos se acostumarem aos poucos com a ideia e, se for o caso, desistir do novo padrão afetando o mínimo de usuários possível.

Contas criadas no Twitter a partir de hoje já contarão com a nova interface. Entre os perfis já existentes, a implementação será progressiva, com apenas um “seletíssimo” grupo recebendo a novidade hoje, entre eles @gilbertogil (Gilberto Gil), @flotus (Michelle Obama) e @weezer (Banda Weezer). Alguns usuários não-ricos e famosos também foram escolhidos para fazer parte dos early adopters e já a receberam.

Vale destacar que a nova interface afeta somente a versão Web. Os aplicativos oficiais do Twitter continuam como estavam, pelo menos por enquanto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruuna Borges
Alguem sabe como tira? acabei atualizando e me arrependi totalmente por favor me ajudem ! :(
João Paulo Vieira
okay :(
Gustavo Domingues Stefani
CALA BOCA FICOU HORRIVEL AFEMARIAGSUSNAZARE
João Paulo Vieira
Ficou bem bacana, a visualização está bem melhor. Gostei :)
Fer
Eu achei os botões muito longe na parte superior da visualização do perfil e o avatar e descrição ficariam bem melhor centralizados sobre a capa... Resta esperar receber pra ver se a timeline vai ficar tão tão estranha assim...
Marcelo Buer
Legal é que o pessoal do Twitter se importa com identidade visual do serviço.
Robson C.
Dar destaque a fotos e videos vai matar o Twitter. O foco deveria ser texto, e texto curto, 140 caracteres. Isso é o que faz a rede ser o que é. Polua de fotos, gifs, videos, vai virar o Facebook com só postagens estúpidas, engraçalhonas. E querer virar uma rede social que já existe e tem muito mais poder não funciona, ta aí o Google+ pra provar.
qgustavor
RIP em paz gifs animados, agora plano de fundo também. Seja bem vindo o "como mudar a cor do seu Twitter" e similares.
Júlio César
Matheus Falcão Agora eu acho que compreendi a frase :p valeu.
Juan Lourenço
Fonte?
huguitow
Eita, to com sorte, também recebi >_<
Matheus Falcão
Júlio César apps.
Fábio Quadros
Vão tirar o plano de fundo personalizado?
RamonGonz
mais uma rede social se "orkutizando"?? espero que não!!
Júlio César
Como assim "clientes" ?
Exibir mais comentários