Depois de PCs e dispositivos móveis, Microsoft quer levar o Windows para os carros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 semanas

A Microsoft domina o segmento de desktops e laptops, vem fazendo um bom trabalho com games graças à linha Xbox e está se esforçando para conquistar seu smartphone e seu tablet. Mas Satya Nadella e sua turma querem mais: na BUILD 2014, a companhia apresentou um projeto que visa levar o Windows para o painel dos carros.

Não é a primeira vez que a Microsoft olha para os automóveis. A gente só não vê facilmente carros com sistemas da empresa por aí simplesmente porque nenhuma proposta vingou até agora. A que se saiu melhor é o Sync, que roda no Ford Edge, por exemplo, mas a montadora não deverá mais trabalhar com a Microsoft nas próximas versões do software.

Chamado informalmente de “Windows in the Car”, o novo sistema, no entanto, pode ter chances de sucesso muito maiores por único motivo: a sua integração com o Windows Phone.

Windows in the Car
Windows in the Car

A ideia consiste em fazer com que o usuário possa acessar mapas, obter informações sobre o clima, ouvir músicas em seu serviço de streaming favorito, entre outros, a partir do painel do carro, sem tocar no smartphone. A integração com o aparelho poderá permitir ainda atender ligações ou responder mensagens usando comandos de voz, por exemplo.

Como o Windows in the Car se propõe a ser um sistema integrado e não apenas uma mera extensão do Windows Phone, o usuário poderá controlar também determinados recursos referentes ao próprio veículo, da mesma forma que desenvolvedores poderão criar aplicativos para uso específico no automóvel, como uma ferramenta que ativa sensores ou uma câmera traseira para ajudar o motorista a estacionar o veículo, por exemplo.

Na BUILD, a Microsoft mostrou o sistema rodando com base no MirrorLink. Não está claro se a versão final manterá esta compatibilidade, mas não é má ideia: este é o nome de um padrão para comunicação de dispositivos com carros cuja adoção vem crescendo. Já é possível encontrar a tecnologia em determinados smartphones da Nokia e da Sony, por exemplo, assim como em veículos de fabricantes como Honda e Citroën.

Quando e se o Windows in the Car virará realidade (se virar, certamente terá outro nome), nem a Microsoft sabe ao certo: a proposta ainda não passa de um conceito e muita coisa poderá mudar até que algo concreto apareça.

Mas, se levarmos em conta que a Apple também está apostando em uma ideia parecida com o CarPlay e que o Google criou a Open Automotive Alliance junto a montadoras para estudar como o Android pode se integrar aos automóveis, a Microsoft provavelmente não irá querer ficar de fora. Logo, podemos esperar algo de sua parte para um futuro relativamente próximo.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados