Início » Arquivos » Celular » Microsoft revela Windows Phone 8.1 com assistente de voz Cortana e central de notificações

Microsoft revela Windows Phone 8.1 com assistente de voz Cortana e central de notificações

Paulo Higa Por

windows-phone-8-1-cortana

Durante a conferência BUILD, em San Francisco, a Microsoft está demonstrando o Windows Phone 8.1, próxima versão do sistema operacional móvel que traz diversas novidades, inclusive algumas que foram bastante especuladas nos últimos meses. A Central de Ações, que mostra notificações de aplicativos e dá acesso a configurações rápidas, bem como a assistente de voz Cortana, agora são oficiais.

As novidades começam logo na tela de bloqueio, que pode ganhar formas personalizadas, fugindo um pouco do padrão adotado desde o Windows Phone 7. Ao deslizar o dedo de cima para baixo, é possível acessar a Central de Ações, que reúne as notificações dos aplicativos e permite ativar ou desativar recursos com um toque, como o Wi-Fi, o Bluetooth, o modo avião e o compartilhamento de internet.

Os botões de configurações rápidas na Central de Ações podem ser personalizados: se você costuma alterar frequentemente o brilho da tela, conectar-se a um VPN ou projetar sua tela, por exemplo, é possível colocar atalhos para essas configurações no lugar dos botões padrão. É possível inclusive ativar um modo de “horas de silêncio”, útil para não ser incomodado com ligações de estranhos enquanto você estiver dormindo.

windows-phone-8-1-tela-inicial

windows-phone-8-1-central-acoes

A Cortana junta alguns dos melhores recursos encontrados na Siri e no Google Now. Ela substitui a ferramenta de pesquisa do Windows Phone com a integração com o Bing, pode encontrar restaurantes próximos, informar placares de jogos e incluir alarmes e eventos no calendário. Um “caderno” guarda informações sobre você, como seus interesses e locais que costuma frequentar, para dar sugestões personalizadas.

Inicialmente, a Cortana será liberada em estágio beta. A Microsoft diz que está realizando melhorias constantes nos servidores e no reconhecimento de voz — apesar disso, durante a demonstração, a Cortana funcionou muito bem, praticamente sem falhas. Ela estará disponível nos Estados Unidos e, posteriormente, no Reino Unido e China. Futuramente, deve chegar a outros países ainda não revelados (nada de Brasil por enquanto).

As Live Tiles da tela inicial agora podem ter fundos com imagens personalizadas, em vez de possuírem apenas cores sólidas. Além disso, elas estão mais inteligentes: será possível marcá-las como “lidas” ao fazer um gesto sobre as Live Tiles. Até então, era necessário abrir o aplicativo correspondente, o que não era muito prático quando o usuário percebia que a notificação não era importante.

windows-phone-8-1-tela-inicial-fundo

Outras novidades incluem o Word Flow, um teclado virtual que permite digitar rapidamente apenas deslizando o dedo pelas teclas; o Wi-Fi Sense, que permite conectar o smartphone automaticamente a uma rede Wi-Fi e até compartilhar sua própria rede Wi-Fi sem necessidade de fornecer sua senha; e uma útil função para converter chamadas telefônicas em chamadas em vídeo do Skype.

windows-phone-8-1-teclado-swipe

A atualização para o Windows Phone 8.1 será liberada para os atuais usuários nos próximos meses, mas os primeiros smartphones com a nova versão começam a ser vendidos em alguns países até o início de maio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Apollo Silva
Vai sim meu caro amigo, todos aparelhos que tem o WP8 serão atualizados. E isso inclui o meu o lumia 720 :p
Johnatta Rodrigues
pena que o seu WP não vai atualizar pro 8.1
Apollo Silva
Vai ser show de bola essa atualização. O meu WP vai ficar coisa de outro mundo, é caro android... As coisas ficaram complicadas pro seu lado. Kkkk #MuitoAncioso ><
Bruno B S Cabral
Emanuel Sousa MAs isso por enquanto, claro que quanto mais velho o aparelho fica a galera vai esquecendo, abandonando. MAs fica firme, compra outro caso demore muito e fica com esse guardado.
Emanuel Sousa
Bruno B S Cabral Não dá. Eu estava justamente com as nightlies do CM11. Péssimo. Pulei pro HellyBean. Péssimo. Não sei mais o que tentar. Me parece que não há mais alternativa: o que quer que eu use vai vir recheado de travamentos, crashes e desligamentos aleatórios.
Le Dinno Sávio
Eu só quero você Cortana!
Bruno B S Cabral
Emanuel Sousa Cm 11 pro seu Galaxy S (não saiu snapshot pra ele ainda) mas está rodando bem http://download.cyanogenmod.org/?device=galaxysbmtd e tem essa versão, veja qual é a indicada pra vc http://download.cyanogenmod.org/?device=galaxysmtd https://www.youtube.com/watch?v=yHW07EWMun4
Leandro Alves
O teclado no estilo Swype foi o que mais chamou a minha atenção. Quem sabe eu volte ao Windows Phone.
Lucas Corrêa
Finalmente o WP está se tornando atraente aos meus olhos.
Josiel Hen
Um bom crescimento, para uma pessoa que não preza pelos apps disponíveis em um sistema, embarcar no WP, hoje, com esta versão, é uma ótima escolha, e pensando bem, o sistema conta com apps para tudo, só não com opções e funcionalidades nos app tradicionais. Lol
Emanuel Sousa
Felipe Rabuske Costa Eu vi isso depois, mas a questão pra mim não é velocidade, pois eu digito devagar, normalmente sem usar o flow. O que vale no SwiftKey pra mim é que ele é realmente excelente em prever o que você quer escrever. Nas demonstrações de hoje pareceu que o WP está bom nisso também, não sei se é diferente da versão atual. O que eu não quero é um corretor automático retardado que gera resultados bizarros com o povo que usa iOS.
Felipe Rabuske Costa
Emanuel Sousa O novo Word Flow do Windows Phone 8.1 bateu o SwiftKey no Guinness World Records como sendo o teclado para telefone mais rápido do mundo. O record anterior era do SwiftKey em um Galaxy S4 e Word Flow foi mais rápido (quase 8 segundos de diferença!).
João Paulo
A correçao ortografica do teclado do WP8 é magnifica,acerta a maioria ,o distanciamento é excelente ,só fica devendo nas previsões . Agora com esse novo recurso de deslizar vai ficar show .
viamais.net
Passei pelo mesmo dilema seu em outubro do ano passado, meu guerreiro Motorola Defy estava indo para o céu dos smartphones e fiquei na dúvida se investia novamente no Android ou arriscava um WP, embora meu Defy não travar a falta de atualização (eu quebrava a cabeça para atualiza-lo via Cyanogen) me saturava. Porém acabei comprando um Nexus 4 pois estava em grande promoção da época e não me arrependo. Hoje, passados 6 meses só arregou uma única vez e eu costumo fazer uso intenso, seja por vídeos, áudio, diversos App, etc. É muito fluído, atualiza automaticamente e estável.
RamonGonz
tente dar uma olhada no site oficial pra ver se tem: http://www.buildwindows.com/
Exibir mais comentários