Início » Arquivos » Gadgets » Sony anuncia o Project Morpheus, óculos de realidade virtual para o PlayStation 4

Sony anuncia o Project Morpheus, óculos de realidade virtual para o PlayStation 4

Avatar Por

Com o lançamento do Oculus Rift, a onda dos dispositivos de realidade virtual começou a pipocar por toda a indústria de tecnologia. Como já apontavam os rumores, foi a vez da Sony anunciar seus próprios óculos para o mercado nesta terça-feira,18, em sua coletiva “Guiando o futuro da inovação” na Game Developers Conference 2014.

O visor, chamado de Project Morpheus, funcionará em parceria com o PlayStation 4 e foi assumidamente inspirado no modelo da Oculus. Shuhei Yoshida, CEO da Sony Worldwide Studios, disse que a empresa possui muito respeito pela precursora dos óculos e foi movida a criar seu próprio dispositivo em virtude do entusiasmo dos que testaram o Oculus Rift.

morpheus

Yoshida, que contou que o periférico vem sendo desenvolvido desde 2010, também descreveu que a sensação experimentada com o Project Morpheus foi poderosa: “Olhei para baixo e meu corpo era o de Kratos!” durante a demonstração da interação do aparelho em God of War.

Apesar de ainda não se encontrar em versão final, Morpheus, que estará disponível para testar durante esta quarta-feira na GDC, já teve suas especificações divulgadas. O visor terá resolução de 1080p, 90º de campo de visão e será possível movimentá-lo em 360º com o auxílio da PlayStation Camera, que fará a captação do posicionamento da cabeça do usuário com um acelerômetro e um giroscópio.

Outros acessórios do PlayStation farão interação com o Project Morpheus: jogos como The Castle, por exemplo, utilizará o PlayStation Move para simular o controle de uma espada. Outros games que já têm suporte aos óculos são EVE Valkyrie, The Deep e The Castle, além de uma versão extra de Thief, que será re-lançado com partes desenhadas para conversar com a realidade virtual.

A Sony deseja lançar o dispositivo “o mais rápido possível”, pelo “menor preço que conseguir”. Conhecendo o histórico da Sony com outros grandes lançamentos (como foi o caso do PlayStation 4 no Brasil), nós sabemos que será difícil cumprir pelo menos um desses desejos.

Recentemente, a Oculus anunciou uma pausa na produção de seu dispositivo, que, devido à grande demanda, teve problemas para ser fabricado. De acordo com sua produtora, determinados componentes do aparelho estão em falta no mercado. Esperamos que o problema não afete o lançamento (ou o preço) do Project Morpheus.

Com informações: Kotaku Brasil

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Trevor
SAO is coming
Paulo Sigales
Vou demorar ir pra próxima geração, comecei com o X360, depois migrei pro PS3 e este ainda dá conta do recado. Porém lendo essa noticia, já fiquei decidido qual console rumar ... acho legal o kinect, mas a imersão que esse tipo de óculos pode proporcionar é algo absurdamente bacana. Mas ainda depende de uma coisa ... acompanhar que games sairão para esse device.
luizzz
(...) a sensação experimentada com o Project Morpheus foi poderosa: “Olhei para baixo e meu corpo era o de Kratos!”
1mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
RamonGonz
Quero ver o que a MS vai fazer quanto a isso... :D concorrencia ownz!
Andre Kittler
Apenas um lembrete: p PS4 é barato, até mais barato que o PS1 quando ele foi lançado... http://www.pastemagazine.com/blogs/awesome_of_the_day/2013/12/a-history-of-videogame-console-prices-adjusted-for-inflation.html É bom lembrar que o Brasil não é o alvo pra produtos de tecnologia. Dependesse de nosso mercado VGs simplesmente não existiriam.