Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Tecnologia do Facebook pode identificar rostos quase tão bem quanto você

Tecnologia do Facebook pode identificar rostos quase tão bem quanto você

Emerson Alecrim Por

Tendo uma base de dados tão grande e variada, o Facebook pode se dar ao luxo de testar e desenvolver tecnologias sofisticadíssimas. O DeepFace está entre elas: trata-se de um software experimental que, no atual estágio, pode identificar rostos em imagens quase tão bem quanto você, mesmo em condições adversas.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, os humanos são capazes de acertar em 97,53% das vezes se duas fotos de indivíduos desconhecidos são da mesma pessoa ou não, inclusive se uma das imagens estiver em preto e branco ou com nitidez reduzida, por exemplo. O DeepFace, por sua vez, é capaz de acertar em 97,25% das tentativas, uma taxa bastante alta para um software.

DeepFace

Este feito se deve a uma área já clássica da computação, mas que vem sendo cada vez mais estudada por empresas como Google, Netflix e o próprio Facebook: redes neurais artificiais – explicando rapidamente, algoritmos que fazem os computadores processarem dados de uma maneira que lembra a forma como o cérebro trabalha.

Em outras palavras, o DeepFace é um software de inteligência artificial que aprende a identificar padrões em grandes volumes de dados e que fica mais preciso à medida que esta tarefa vai sendo realizada.

Mesmo fotos em que o rosto está voltado para um lado podem ser identificadas pela tecnologia: para estes casos, o programa é capaz de aplicar modelos 3D de forma que a cara da pessoa na imagem “gire”, ou seja, fique virtualmente de frente à câmera.

DeepFace - modelo 3D

Para efetivamente treinar o DeepFace, os desenvolvedores utilizaram uma rede neural baseada em nove camadas de neurônios simulados (ou “nós”) e que gerou mais de 120 milhões de conexões entre eles. Este sistema analisou cerca de 4,4 milhões de fotos de aproximadamente 4 mil usuários do Facebook (não identificados, é claro) para os testes. Foi daqui que saiu a taxa de 97,25% de acertos.

Ao menos por enquanto, o DeepFace é apenas o resultado de uma extensa pesquisa, tanto que o projeto será apresentado na CVPR 2014, conferência sobre computação e reconhecimento de padrões. Mas, é claro que o Facebook poderá aproveitar a tecnologia em seus serviços.

A hipótese mais provável é que o DeepFace seja usado para identificar usuários automaticamente em fotos e evitar que você seja marcado na imagem de alguém com feições parecidas às suas. É verdade que o software ainda não é capaz de executar estas tarefas, mas quem garante que a empresa já não esteja trabalhando nisso?

Com informações: MIT Technology Review

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Haroldo Brito
Leandro Corso esse mundo que você cita é perfeito. Mas vamos imaginar porque o facebook faria isso no futuro se HOJE ELE NÃO FORNECE nem as MENSAGENS de Whatsapp de pessoas investigados da polícia (que diga-se de passagem, podem ser até um vizinho nosso). O que estamos vendo são investimentos pesados em desenvolvimento de tecnologia para uso privado para captação/manutenção/analise de informações fornecidas gratuitamente pelas pessoas que se mantém reféns de governos, políticos, grupos-ideológicos e agora das gigantes da tecnologia. (o que não há mal nenhum nisso, mas vamos combinar que nossas informações poderiam esta sendo melhor remuneradas a sociedade). Mas é claro que o "Facejail" ou o "GoogleGlobalGov" vem ai para salvar a humanidade dela mesma e ainda vão dizer em seus anúncios "Nós sabemos quem são vocês". É... a máxima "crie o problema para vender a solução" ainda será válida por muitos e muitos anos ainda, talvez mesmo após a implantação das IAs.
Gabriel Rezende Camargo
Leandro Corso O máximo que o Facebook vai fazer é dar uma sugestão para o bandido de lojas armas mais proximas, haha, o Facebook está interessado em vender isso. Lógico, com um tempo talvez a tecnologia vire outra coisa, mas com certeza eles estão focados agora em vendas.
Gabriel Rezende Camargo
Bem antes disso vão ver o que podem vender pra gente né? haha
Fer
O sistema atual não é preciso, preste mais atenção cara!
EFG
"Tecnologia do Facebook pode identificar rostos quase tão bem quanto você" Vixi... tão mal assim? haha
Fabio Lima
Quando publico fotos no Facebook ele oferece um auto reconhecimento e marcação. No de vocês não?
Leandro Corso
Pense então num sistema que identifique um assaltante por um celular ou pela câmera de segurança qualquer. Se o bandido de alguma forma já passou pelo Facebook voluntária ou involuntariamente (aparecendo na foto de alguém) pode-se em segundos localizá-lo. Ou ainda, fora do Facebook interligar o Deepface com sistemas de polícia e com a mesma facilidade imprimir um mandado de prisão antes mesmo do cara conseguir fugir com o fruto do crime! Imagine também que nunca, em lugar nenhum do mundo você estará sozinho. Sempre haverá uma câmera de vigilância e seu rosto sendo analisado. E não adianta negar que você não esteve ali, porque eles terão 97,25% de certeza que era você mesmo! Se mijar na rua, já sabe!
Leandro Corso
Calma Alisson, eles chegam lá!
Alisson Sandes
Realmente seria mais útil utilizar esse sistema na identificação de procurados através das câmeras de segurança.
Márcio Araujo
Muito padrão de reconhecimento para baixa aplicação: facebook