Sabe quando você derruba uma comida no chão, consegue pegar antes de 5 segundos e come dizendo que não deu tempo das bactérias chegarem nela? Parece besteira, mas um estudo recente comprovou que, de fato, até que não tem problema.

O estudo foi feito por estudantes de microbiologia da Universidade Aston que analisaram como as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureusi passam de diversos tipos de chão para diversos tipos de comida.

Os contatos foram feitos com duração entre três e trinta segundos e comprovaram que o tempo desse contato entre o chão e a comida é um fator importante na contaminação. Mas há outros pontos crucias: alguns tipos de chão facilitam o contato das bactérias, e há comidas que ficam contaminadas mais rapidamente – carpete é o melhor, que mais “protege” a comida, e o pior é o de madeira. Já as comidas mais molhadinhas são as que atraem bactérias mais rapidamente.

E se for o melhor cheesecake do mundo?

E se for o melhor cheesecake do mundo?

Ainda assim, se puder evitar comer algo que caiu no chão, é melhor. Afinal, desse jeito você garante que nenhuma bactéria do seu sapato foi parar na sua boca. O próprio estudo recomenda isso, lembrando que foram dois tipos de bactérias testados e podem haver outros onde você deixar sua bolacha cair.

Se você é dos que ainda assopra a comida para tirar qualquer sujeirinha que tenha grudado nela, fica a dica: isso pode trazer mais bactérias (sim, do seu cuspe) do que o chão.

Com informações: Gizmodo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Sousa
Não é BOLACHA, é BISCOITO!
Pedro Menchik
Na verdade, isso é apenas um mito. Entenda: http://alimentandoadiscussao.com/2014/03/21/tal-regra-dos-5-segundos/
Jedielson Almeida
Giz.com é vc? :p
Cléber Dos Santos
O que eu digo para as minhas fitas de Super Nintendo?
portela.thiago
Dessa mina aí?? DESSA "mina" aí?? DESSA MINA AÍ?????? Um cara que não "conhece" a Jennifer Aniston não é digno de ser homem!
Thiago Suguiama
Gustavo Souza Seja o que for, como com calça e tudo!
Guilherme Kuhnen
Joga na merda e come antes dos 5 segundos, quero ver..
Cesar Palvarini
Marcos Correia. Eu não me fiz entender. Se as bactérias já estão na minha boca, e estou em meu momento de comer o alimento que caiu, não é hora de escovação. Assim, ao mastigar os alimentos, essas bactérias serão agregadas ao mesmo e serão ingeridas. Portanto, assopradas ou mastigadas, o destino delas será nosso organismo.
Antonio Marcos
Marcos Correia Acredito que entram de qualquer geito ao engolirmos a saliva.
Marcos Correia
Até mesmo com nossa comida, pois bactérias que estão na boca e que poderiam serem retiradas mais tarde com a escovação, estariam entrando em seu organismo através da comida.
sousaesilva.rafael
Situação "ideal' então é deixar a bolacha (ou biscoito, discussão interminável da moda) cair no carpete, é isso?!
Gustavo Souza
Friends cara, friends!!
Rubens Mello
Sempre soube disso !
Vitor Hugo
Na segunda bactéria, o nome tem uma letra a mais: "i". É "aureus".
Murdock
Se a bactéria já estava na minha boca não tem problema eu assoprar antes de comer.
Exibir mais comentários