Depois de mais um ano de desenvolvimento e uma campanha bem sucedida no Kickstarter realizada em 2012, uma versão beta do VLC com interface adaptada para o Windows 8 finalmente está disponível na Windows Store. O player de vídeo é gratuito, tem código aberto e no momento funciona apenas em máquinas com arquitetura x86, mas em breve deverá ganhar uma versão para dispositivos ARM com Windows RT e Windows Phone.

De acordo com os desenvolvedores, o VLC para Windows 8 suporta a maioria dos formatos de áudio e vídeo, incluindo OGG, FLAC e MKV. Em meus testes, consegui reproduzir sem dificuldades filmes em MP4 (H.264) e AVI (DivX e XviD), inclusive com legendas. A interface do player é bem intuitiva, mas a tela de seleção de arquivos do Windows 8 ainda dificulta um pouco a tarefa de encontrar um vídeo, especialmente para quem não é dos mais organizados.

WinRT != Windows RT
WinRT != Windows RT
vlc-windows-8-2
vlc-windows-8-3

No Neowin, Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, se desculpou pela demora em liberar o aplicativo, mas afirmou que a versão para Windows 8 foi feita de um jeito que a permitirá acompanhar as versões para outras plataformas. Quando um novo codec for adicionado ao VLC para Windows ou OS X, ele deverá ser incluído rapidamente na versão com interface moderna, por exemplo. No entanto, ainda é preciso corrigir algumas falhas e melhorar o desempenho.

Ok, mas e o aplicativo para Windows RT? Kampf confirmou que ela está sendo desenvolvida, mas que ainda há dificuldades para compilar a versão para processadores ARM, uma vez que o Visual Studio 2013, usado apenas para a interface em C# do VLC, não consegue compilar o motor do VLC por não possuir suporte completo a uma versão mais recente da linguagem C. Os desenvolvedores estão testando formas de corrigir o problema, mas só devem dar mais detalhes até o fim do mês.

A dificuldade para compilar o VLC para o Windows RT também está afetando o desenvolvimento da versão para Windows Phone. Até existe um protótipo funcionando, mas há problemas de desempenho devido a um componente do sistema. Segundo Kampf, isso pode fazer com que o aplicativo seja exclusivo para Windows Phone 8.1.

A Microsoft já afirmou que todos os atuais smartphones com Windows Phone 8.0 “tecnicamente” suportarão Windows Phone 8.1, embora não tenha confirmado se todos de fato receberão a atualização; isso depende da aprovação das fabricantes e das operadoras. O kit de desenvolvimento foi liberado recentemente; uma lista de tudo o que sabemos está neste post. Também é esperado que o Windows Phone 8.1 traga uma assistente pessoal hoje conhecida como Cortana.

Você pode fazer o download do VLC para Windows 8 gratuitamente na Windows Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados