Início » Arquivos » Internet » Este site espera encontrar pistas do vôo da Malaysia Airlines em imagens de satélite

Este site espera encontrar pistas do vôo da Malaysia Airlines em imagens de satélite

Avatar Por

Você já deve estar por dentro de tudo que envolve o Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu no último sábado enquanto voava de Kuala Lumpur para Pequim. Equipes de resgate de diversos países estão em busca de pistas de onde pode estar o avião e o que aconteceu com ele e seus 239 passageiros. Por enquanto, nada foi encontrado.

Aproveitando o poder da internet de se mobilizar e de vasculhar as coisas até encontrar o que procura, o site Tomnod criou uma campanha para encontrar vestígios do vôo utilizando imagens de satélite.

O Tomnod faz parte da DigitalGlobe, que tem os melhores satélites comerciais para fazer fotos do planeta atualmente e, lançando mão do crowdsourcing, ajuda a encontrar pontos de interesse que possam ajudar em tragédias.

No final do ano passado, quando o tufão Hayian atingiu as Filipinas, foram mais de 60 mil pontos encontrados em 24 horas. Essas informações foram passadas para as pessoas que trabalham com situações de emergência e que são assinantes do FirstLook, serviço da DigitalGlobe que fornece as imagens constantemente atualizadas desses locais.

Gulf-of-Thailand-1024x679

Para o sumiço do vôo da Malaysia Airlines, o tráfego no site foi tão grande que ele saiu do ar. A empresa diz que está trabalhando para dar conta do tráfego e para atualizar as imagens da área de busca. São cerca de 3,2 mil km² de extensão nos quais os colaboradores marcam elementos que possam indicar o paradeiro da aeronave, como pedaços do avião e outros objetos que pudessem estar no vôo.

Mesmo que a iniciativa tenha uma ótima intenção, é preciso ir com calma antes de entrar de cabeça numa investigação na internet. Às vezes, elas podem mais atrapalhar do que ajudar; basta lembrar o caso da bomba na maratona de Boston, quando as redes sociais correram para encontrar os culpados na esperança de ajudar nas investigações e acabou causando a morte de um deles – que era inocente.

Se quiser tentar ajudar no caso da Malaysia Airlines, fique de olho no Twitter da Tomnod para saber quando o site voltar ao ar.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
se este avião estivesse no mar ele teria se arrebentado e teria muita coisa boiando ja que ja se passaram vcarios dias. agora toda comunicação se foi ate mesmo as que não depende do transponder acho que uma envestiguação no solo e no passado dos tripulante pode desvendar o caso passaporte dos iranianos este copiloto muito estranho
@
gente se foi suiciio como esta aparecendo em alguns canais de noticia da europa da europa quen sabe o piloto pode ter cido morto pelo copiloto ja q o copiloto foi o ultimo a falar na cumunicação e não o piloto;e desejou boa noite os passageiros ;geralmente são palavra do piloto que deseja boa noite , então tem m porque ai...!? Acho q ele podem ter jogado o avião dentro de um um vulcão ja que na malasia e filipina tem varios vulcão que esconderia ate mesmo cidades inteiras ja que não tem destroços no mar so pode estar na terra para esconder alguma coisa grande so outra grande.
Atb Atb
Aham (Y) KKKKKK
Fellipe Martins
Ta no Himalaia, procura la, caiu em algum ponto na cordilheira
Marcos Borges
neste artigo mostra casos semelhantes, e este negócio de OVNIS é bem interessante: http://www.mundogump.com.br/o-que-aconteceu-com-o-aviao/
RamonGonz
muito interessante... obrigado pela matéria sobre esse assunto
Max Giudice
Abdução...