Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Google anuncia kit de desenvolvimento para levar o Android aos gadgets vestíveis

Google anuncia kit de desenvolvimento para levar o Android aos gadgets vestíveis

Emerson Alecrim Por

Ainda estamos tentando entender como os chamados dispositivos vestíveis poderão ter real utilidade no nosso dia a dia, mas enquanto isso não acontece, o Google se prepara para marcar presença no segmento: no evento SXSW, que está sendo realizado no Texas, Estados Unidos, a empresa anunciou um SDK (kit de desenvolvimento) para permitir o uso do Android em wearables.

Apresentada por Sundar Pichai, vice-presidente das divisões Android e Chrome no Google, a ideia não visa apenas disponibilizar um sistema operacional para wearables, mas principalmente criar padrões de comunicação entre estes dispositivos e celulares baseados na plataforma da companhia.

O contexto é o mesmo do atual cenário de smartphones e tablets: o Google liberta os fabricantes do dispendioso trabalho de desenvolvimento e manutenção de sistemas operacionais próprios em troca de ter sua plataforma presente em relógios, pulseiras, óculos, anéis e outros dispositivos inteligentes.

Conceito de smartwatch Android

É um óbvio senso de oportunidade atacar este aspecto. Um dos problemas dos dispositivos vestíveis atuais é justamente a falta de uma padronização que facilite a comunicação com outros aparelhos. Com possível exceção para o Google Glass que, para todos os efeitos, ainda é um produto em desenvolvimento, nenhum outro wearable parece conseguir combinar autonomia e integração com outras plataformas de maneira plenamente satisfatória.

As expectativas são boas porque, com o Google atuando nos bastidores, é possível que venhamos a ter mais empresas dispostas a investir em dispositivos vestíveis e, principalmente, desenvolvedores motivados o suficiente para levar aplicativos para este segmento.

Mas disso a gente já sabe. A dúvida que ficou no ar tem ligação com o momento: a criação do kit tem alguma relação com os recentes rumores de que o Google irá lançar um smartwatch? Talvez tenhamos que esperar pela conferência Google I/O 2014, que acontece em junho, para certeza de alguma coisa, pois Sundar Pichai conseguiu se esquivar brilhantemente de todas as perguntas referentes ao assunto.

De acordo com o executivo, o SDK será liberado nas próximas semanas.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta