Início / Arquivos / Internet /

Yahoo não vai mais permitir login em seus serviços com contas do Facebook e Google

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Foram tantas as mudanças promovidas no Yahoo depois da chegada de Marissa Mayer, que uma hora ou outra alguma medida controversa iria aparecer, certo? Certo: à Reuters, um porta-voz da empresa relevou que, em breve, os serviços do Yahoo não permitirão mais login com contas do Facebook e do Google.

A decisão significa que, se você está acostumado a utilizar o seu perfil no Facebook ou sua conta no Google para entrar em serviços como Yahoo Respostas e Flickr, logo mais terá que criar um Yahoo ID ou desenterrar aquele velho e-mail @yahoo.com para continuar tendo acesso a estes canais.

O anúncio não é nada tão radical, mas pega todo mundo de surpresa. O Yahoo integrou suas ferramentas às APIs de autenticação das companhias rivais a partir de 2010 como forma de manter ou mesmo ganhar tráfego: facilitando a vida do usuário com o login, ele tende a ficar mais aberto aos serviços da companhia.

Yahoo Login

Mas, se a ideia é boa, por que o Yahoo abdicou dela? A resposta dada pela empresa é vaga – “o novo processo vai nos permitir oferecer a melhor experiência personalizada para todos” – e, portanto, dá margem para várias suposições.

A primeira é que o Yahoo pode ter desistido deste sistema por não ter sentido impacto positivo no número de usuários. A segunda é que a empresa pode estar querendo ter maior controle sobre seu tráfego para obter números mais consistentes para contratos de publicidade. Por fim, Marissa Mayer e sua turma podem mesmo estar planejando uma experiência mais personalizada.

É exatamente isso o que os mencionados concorrentes estão fazendo. Se duas pessoas buscarem exatamente pelo mesmo termo no Google, por exemplo, os resultados provavelmente serão diferentes por causa dos critérios de personalização obtidos com análise de hábitos.

Só que, para oferecer recursos personalizados, é necessário ter o máximo possível de informações sobre o usuário. Neste ponto, é possível que a autenticação via Facebook e Google não esteja dando acesso a dados suficientes, motivando o Yahoo a cortar o problema pela raiz.

Suposições à parte, o fato é que o Yahoo irá cortar as opções de login via APIs de terceiros de maneira gradativa. O primeiro serviço a ser afetado é o Yahoo! Sports Tourney Pick’Em. Flickr e os demais virão na sequência, embora a companhia não tenha especificado prazos.