Samsung apresenta novos processadores Exynos com seis e oito núcleos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

A guerra dos múltiplos núcleos para dispositivos móveis está bastante evidente no Mobile World Congress 2014. Pouco tempo depois da apresentação dos novos Qualcomm Snapdragon, a Samsung anunciou os processadores Exynos 5 Octa 5422 e Exynos 5 Hexa 5260, este último com uma peculiar estrutura de seis núcleos, como o seu nome sugere.

O Exynos 5 Octa 5422, que suporta filmagens em 4K, vem para ocupar o posto de topo de linha da marca. Para tanto, o chip é formado por quatro núcleos Cortex-A15 de até 2,1 GHz, outros quatro Cortex-A7 de até 1,5 GHz e GPU Mali-T628 MP6, a mesma que equipa o atual Exynos 5420 e que, portanto, garante resolução de até 2560×1600 pixels. A tecnologia de fabricação também é a mesma: 28 nanômetros.

exynos_5422

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia big.LITTLE HMP (Heterogeneous Multi Processing) está presente. É ela que permite o uso somente dos núcleos A15 nas atividades mais exigentes e dos A7 nas tarefas mais leves para poupar energia, também possibilitando a utilização de todos os oito cores ao mesmo tempo.

O Exynos 5 Hexa 5260, por sua vez, não tem o mesmo rendimento do seu irmão de lançamento, mas está longe de ser um chip de baixo desempenho. Também possuindo tecnologia de fabricação de 28 nanômetros, o SoC conta com dois núcleos Cortex-A15 de 1,7 GHz e quatro Cortex-A7 de 1,3 GHz. Sua GPU, Mali-T624, é um pouco mais fraca, mas não decepciona.

exynos_5260

A tecnologia big.LITTLE HMP também é uma das características do Exynos 5260, portanto, seus seis núcleos podem ser trabalhar juntas tranquilamente. Só não há suporte para 4K.

De acordo com a Samsung, ambos os chips já estão em produção e chegarão aos primeiros aparelhos ainda neste semestre. A expectativa é a de que o novíssimo Galaxy S5 ganhe uma versão baseada no Exynos 5 Octa 5422. Já o Exynos 5 Hexa 5260 estará presente no Galaxy Note 3 Neo.

Com informações: AnandTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados