Snapdragon 610 e 615: os novos chips com 64 bits e LTE da Qualcomm

Snapdragon 801 é outra novidade da companhia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Dois novos processadores para dispositivos high-end foram apresentados pela Qualcomm neste primeiro dia do Mobile World Congress (MWC) 2014: os modelos Snapdragon 610 e 615, com quatro e oito núcleos, respectivamente. Ambos possuem 64 bits e se destacam pelo suporte a 4G LTE e Wi-Fi 802.11ac.

As características em comum não terminam por aí. Tal como o Snapdragon 410, apresentado no final de 2013, os SoCs 610 e 615 possuem tecnologia de fabricação de 28 nanômetros, compatibilidade com Bluetooth 4.1, 3G (óbvio) e arquitetura ARMv8, que garante suporte pleno a aplicações de 32 bits – não podia ser diferente, uma vez que o Android está apenas dando os primeiros passos neste segmento.

Em relação ao Snapdragon 410, os novos chips se diferenciam principalmente pela inclusão da GPU Adreno 405 (o primeiro utiliza Adreno 306) e suporte nativo ao codec H.265.

qualcomm-snapdragon

Embora a Qualcomm não tenha informado a frequência, a empresa já revelou que o Snapdragon 610 possui núcleos Cortex-A53. O interessante é que todos os oito núcleos do Snapdragon 615 também o são: neste chip, a companhia não aderiu à “moda” de implementar quatro núcleos de maior desempenho e outros quatro mais modestos para otimizar o consumo de energia.

Isso não quer dizer, no entanto, que o Snapdragon não será capaz de poupar bateria: o chip foi projetado para contar com dois grupos de quatro núcleos, um otimizado para tarefas mais exigentes e o outro para aplicações mais simples, embora todos sejam Cortex-A53. É claro que também será possível utilizar os oito núcleos ao mesmo tempo.

O problema é que vai demorar um pouco para sabermos qual é a destes SoCs. Segundo a Qualcomm, as primeiras amostras dos Snapdragon 610 e 615 começarão a ser distribuídas aos fabricantes somente no terceiro trimestre de 2014. Com sorte, os primeiros aparelhos baseados nestes chips chegarão no final do ano.

Vale destacar que estas não são as únicas novidades da Qualcomm no MWC 2014: a companhia apresentou também o SoC Snapdragon 801, uma versão melhorada do Snapdragon 800. Com clock de até 2,5 GHz contra 2,3 GHz de seu antecessor, a novidade é até 14% mais rápida no processamento convencional e oferece desempenho gráfico até 28% superior, além de contar com melhorias no acesso a câmeras, cartões de memória e sensores.

Como se trata de uma revisão, o Snapdragon 801 pode ser implementado em aparelhos desenvolvidos originalmente para o modelo 800. Sua disponibilidade acontecerá ainda neste trimestre, com possibilidade de os primeiros dispositivos baseados neste chip surgirem ainda no MWC 2014.

Atualizado às 15h50.

Com informações: AnandTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados