Geeksphone começa a vender Revolution, um smartphone que roda Firefox OS e Android (e entrega no Brasil)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A fabricante espanhola de celulares Geeksphone começou a vender na manhã desta sexta-feira (21) o Revolution, um smartphone que possui como principal característica rodar dois sistemas operacionais diferentes em dual boot: Firefox OS e Android. O aparelho possui hardware significativamente mais poderoso que os smartphones com Firefox OS lançados até o momento no Brasil, voltados para o mercado de baixo custo.

Por dentro do Revolution, temos um processador dual-core Intel Atom Z2560 de 1,6 GHz, 1 GB de RAM, armazenamento interno de 4 GB (com entrada para microSD de até 32 GB) e bateria de 2.000 mAh. A tela IPS LCD tem 4,7 polegadas e resolução de 960×540 pixels. Há uma câmera de 8 megapixels que grava em 1080p a 30 fps. O aparelho pode se conectar a redes 2G e 3G; nada de LTE por enquanto.

geeksphone-revolution-frente-traseira-juntos

Na primeira vez em que o Revolution for ligado, no entanto, quem dará as caras é o Android. A Geeksphone diz que você pode alternar “sem problemas” para o Firefox OS ou “para qualquer outro sistema operacional mantido pela comunidade”. É uma proposta diferente da que vemos nos grandes fabricantes, que costumam inclusive travar o bootloader para dificultar a instalação de sistemas operacionais alternativos.

Como o Revolution possui um hardware relativamente potente, esperamos que ele rode melhor o Firefox OS. Apesar de ser feito para aparelhos de baixo custo, o sistema operacional da Mozilla apresenta travadinhas e lentidões, um problema que ficou bastante visível no nosso review do One Touch Fire — no entanto, com preço de apenas 179 reais no Brasil, o aparelho da Alcatel ainda é uma ótima pedida para o primeiro celular de muita gente.

O Revolution pode ser adquirido na própria página da Geeksphone por 222 euros, o equivalente a 721 reais na cotação de hoje. Assim como fez com lançamentos anteriores, a Geeksphone envia para o Brasil; em uma simulação de entrega para São Paulo, o frete (que parece ser único para a América Latina) saiu por 31 euros (100 reais). O envio é feito por UPS, logo, a possibilidade de ser taxado é maior que em outras modalidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados