Os proprietários de iPhone que são adeptos de ligações mais baratas — ou mesmo gratuitas — através de programas de VoIP (Voz sobre IP) começaram esta quinta-feira com uma boa notícia: as chamadas por VoIP no aparelho, antes permitidas apenas utilizando uma conexão por Wi-Fi, passam a ser liberadas também para serem realizadas por conexões 3G.

Com o lançamento do iPad ontem, a Apple revisou os termos com os quais os desenvolvedores são obrigados a concordar para vender seus aplicativos na App Store, e, como resultado, a proibição de chamadas de VoIP sobre 3G foi retirada (o que já se esperava que acontecesse desde outubro de 2009).

O primeiro aplicativo a se aproveitar da liberação foi o iCall, que emitiu um comunicado à imprensa para destacar seu pioneirismo como “a primeira e única aplicação de VoIP que funciona no iPhone e iPod Touch sobre redes celulares 3G”. (Como a empresa conseguiu fazer um iPod Touch se conectar a uma rede 3G, porém, ainda encontra-se além da compreensão deste humilde redator…)

Aparentemente a restrição do VoIP sobre 3G era feita no servidor (os computadores da empresa que provê o serviço de VoIP), e não no cliente (o app no seu iPhone), e, portanto, pode-se esperar que outros aplicativos de VoIP (como o popular Skype) adaptem-se rapidamente à nova situação e também ofereçam chamadas via conexão 3G, sem que seus usuários sequer precisem baixar atualizações do aplicativo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juarez Lencioni Maccarini
Bom, Rodrigo, foram os desenvolvedores que disseram isso, hehehe. Na verdade, não que se trata de algo nos servidores da operadora de telefonia, e sim nos servidores da empresa de VoIP.
Rodrigo Reis
Olha cara, a restrição não é via servidor da fornecedora de 3G, porque um crackzinho do cydia tira essa limitação do iphone. quem não deixava era o iPhone.