As 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do mundo, segundo o MIT

Empresa de sequenciamento genético encabeça o ranking; Samsung, Google, Amazon e Dropbox também aparecem

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

O MIT Technology Review publicou hoje sua lista anual das 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do mundo. O critério foi inovação: que empresas atingiram um desenvolvimento tecnológico que as destacaram em seu ramo de atuação, seja ele energia, biotecnologia, computação, comunicação, transporte ou internet e mídias digitais?

A vencedora se chama Illumina e é líder no sequenciamento genético, fornecendo ferramentas para todas as etapas, de aparelhos a serviços e softwares. Ela levou a primeira colocação por ter conseguido diminuir o custo do sequenciamento de uma pessoa para apenas mil dólares. “A Illumina será o que a Intel foi para a era do PC – o fornecedor principal de uma tecnologia fundamental”, afirma o MIT.

Logo em seguida vem a Tesla Motors, que fabrica carros elétricos, e depois o Google, pela aquisição da Nest e o potencial de crescimento e inovação que isso traz para a empresa.

Ainda no top 10, a Samsung aparece em quarto lugar pela diversificação de portfolio e pela larga fatia do mercado mundial de smartphones; a Dropbox, pelo armazenamento confiável em nuvem; a BMW, pelos avanços em carros que dispensam motoristas (a empresa espera comercializá-los em 2020); a Square, que vem mudando as formas de pagamento ao criar uma ferramenta que permite o pagamento com cartão de crédito em smartphones ou tablets e, mais recentemente, por email; e a Amazon, que talvez nem precise de mais enunciados no que se trata de inovação.

Na lista completa, que está logo abaixo, há outros nomes que conhecemos bem, como Qualcomm, Kickstarter, Snapchat, Evernote, Oculus VR, Valve, LG e Siemens.

mit review

É legal notar como boa parte delas são startups relativamente novas, que surgiram a partir de uma boa ideia que utiliza tecnologia e pode, de alguma forma, mudar o nosso dia a dia.

Sente falta de alguma empresa, como Apple ou Facebook? O próprio MIT as cita e justifica: “[as duas empresas] não estão na lista porque reputação não importa. Estamos destacando os lugares onde inovações importantes estão acontecendo agora”. Então tá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados