Google compra SlickLogin, empresa especializada em autenticação por som

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Depois de surpreender ao comprar companhias como Nest e Boston Dynamics, o Google voltou a fazer aquisições que visam adicionar tecnologias aos seus serviços atuais. A bola da vez é a SlickLogin, uma companhia israelense especializada em sistemas de autenticação alternativos, com destaque para um que o faz via áudio.

A proposta é incomum, mas tão segura quanto soluções convencionais, no entendimento da empresa. Para funcionar, o sistema transmite dados codificados de um computador para um smartphone a partir de sons inaudíveis pelos ouvidos humanos, mas que podem ser detectados pelos componentes de áudio. Basta que ambos os equipamentos esteja suficientemente próximos.

Ao receber o áudio, o aplicativo no celular analisa os dados e os envia para o servidor de autenticação. Se tudo estiver certo, a permissão de acesso é dada ao computador ou dispositivo móvel também via áudio.

É provável que esta tecnologia venha a ser utilizada na autenticação dos serviços do Google, mas como complemento à opção de verificação em dois passos e não como um substituto das senhas, embora seja possível usá-la para este fim.

slicklogin

O usuário convencional talvez não encontre muita praticidade em uma ideia assim, mas em aplicações corporativas, como aquelas atendidas pelo Google Apps, a história muda: a tecnologia oferece segurança de nível militar, assegura a empresa.

Se o uso de áudio for inviável por qualquer razão, a tecnologia da SlickLogin ainda pode ser aproveitada, uma vez que a empresa também está desenvolvendo protocolos para autenticação via Wi-Fi, NFC, Bluetooth e até mesmo GPS.

É claro que algumas dúvidas ficam no ar. O que acontece se o celular for roubado, por exemplo? Ainda não dá para saber: a SlickLogin iniciou suas atividades oficialmente em dezembro de 2013, com o desenvolvimento da tecnologia tendo sido iniciado em agosto, razão pela qual ainda há poucos detalhes. Mas, para uma empresa tão nova ter sido adquirida pelo Google, é porque potencial não falta ali.

Como de hábito, nenhuma das partes revelou os valores envolvidos no negócio. O que se sabe é que a pequena equipe da SlickLogin se juntará ao centro de pesquisa e desenvolvimento que o Google mantém em Israel.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados