Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Chrome 33 para Windows vai bloquear extensões que não estão na Chrome Web Store

Chrome 33 para Windows vai bloquear extensões que não estão na Chrome Web Store

Paulo Higa Por

O Google anunciou em novembro de 2013 que lançaria uma atualização para a versão para Windows do Chrome com o objetivo de bloquear a instalação de extensões hospedadas fora da Chrome Web Store. A mudança está próxima de acontecer: ela terá efeito a partir do Chrome 33, que deverá ser liberado nas próximas semanas.

A ideia do Google é proteger o usuário de extensões instaladas silenciosamente, que podem alterar configurações importantes sem autorização. Algumas delas chegam a mudar a página de nova aba. Como as extensões do Chrome deverão ser hospedadas na Chrome Web Store, o Google terá como controlar a distribuição e removê-las caso sejam maliciosas, pelo menos na teoria.

chrome-logo-cortado

O Chrome 33 para Windows está em versão beta. A versão estável, de acordo com esta página do projeto Chromium, tem previsão para ser lançada no final de fevereiro. Com a atualização, extensões que foram instaladas previamente e não estão hospedadas na Chrome Web Store serão desativadas e não poderão ser ativadas novamente pelo usuário.

A decisão afeta apenas as versões estáveis e betas do Chrome para Windows. Ainda será possível instalar extensões localmente no Chrome disponível nos canais Dev e Canary, embora elas não sejam recomendadas para uso diário por serem instáveis. As versões para OS X e Linux, mesmo estáveis, não terão nenhuma mudança.

Se você é desenvolvedor, ainda poderá testar extensões usando uma opção no menu de ferramentas. Se não quiser que os usuários de Windows parem de usar suas extensões, será necessário migrá-las para a Chrome Web Store, que exige uma taxa de inscrição de 5 dólares.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

EFG
Ah... senta lá, Google. Por essas e outras presepadas do Google que eu já migrei pro SRWare Iron...
RafaelBiasi
Usa TamperMonkey e baixa o script na userscripts.com /scripts/show/114002
RafaelBiasi
–enable-easy-off-store-extension-install deixará de funcionar?
qgustavor
Duas escolhas que fiz depois dessas mudanças: parei de fazer extensões para o Chrome; uso Firefox e faço extensões para ele. Não vou dar cinco dólares para a Google por algo que era de graça sendo que tem concorrente aí fazendo mais barato. Mas quero mesmo é ver a Microsoft lançar uma forma de criar extensões tão fácil quanto a dos concorrentes. Viva o Internet Explorer.
Pedro Victor Manhani Acosta
Sergio Fagundes é vdd....tinha me esquecido dessa arte deles.
Sergio Fagundes
Que nada, vão fazer como sempre fazem, colocam o navegador na lista de navegadores não suportados e mandam o cliente usar o IE.
Sergio Fagundes
O que estava na hora era dos bancos pararem de ficar enfiando porcarias que não protegem realmente o usuário e exigir o uso responsável dos sistemas bancários por parte de seus clientes.
Fabio Lima
E agora Youtube Center???
Paulo Higa
A extensão da Caixa já está na Chrome Web Store. Não funciona direito, mas está lá. :-P
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Só instalar o tampermonekey e gerenciar o userscript do yt center por ali, funciona lindamente!
Pedro Victor Manhani Acosta
Realmente as extensões de bancos vão para o espaço. Vai sobrar para as equipes de TI
Lucas Medina
Isso realmente pode dar um problema, tem muita extensão útil, e bem utilizável que aparentemente não está na Chrome Web Store. Será que os bancos pagam 5 dólares? Hah! :)
Gabriel Constâncio Bellon
Prevejo problemas com algumas extensões de bancos (mais problemas pra variar, já que esses modulo de proteção só ferram o pc)
Thiago Xavier
Youtube Center NOOOOOOOOOOOOOOO