De olho em smartphones high-end, MediaTek anuncia chip octa-core com LTE

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Os novos núcleos Cortex-A17 não são a única novidade para o segmento móvel nesta terça-feira. A MediaTek também escolheu a data de hoje para anunciar seu novo SoC (System on Chip) octa-core MT6595, de 32 bits. Com suporte a LTE, a novidade chega com a missão de fazer frente aos processadores Snapdragon 800 e 805, da Qualcomm.

O MT6595 conta com quatro núcleos Cortex-A7 de 1,7 GHz e outros quatros Cortex-A17 com frequência entre 2,2 e 2,5 GHz. Sim, estes últimos são os mesmos núcleos que foram apresentados hoje pela ARM, o que levanta a “leve” suspeita de que a escolha desta data para ambos os anúncios não tenha sido mera coincidência.

Graças à tecnologia big.LITTLE, os núcleos A7 são direcionados às tarefas menos exigentes, enquanto os cores A17 se encarregam das aplicações mais pesadas, esquema que otimiza o consumo de energia.

Só que, ao contrário do primeiro Exynos 5, da Samsung, O MT6595 também é capaz de utilizar os oito núcleos ao mesmo tempo, o que o torna um chip octa-core “de verdade”, como a MediaTek gosta de frisar.

Mediatek MT6595

Apesar de o núcleo Cortex-A17 ter sido criado para atender principalmente ao segmento de aparelhos mid-end, a MediaTek espera que seu novo chip equipe dispositivos um pouco mais avançados.

Para tanto, o MT6595 conta com vários outros atrativos, como GPU PowerVR Series6, suporte nativo a LTE (a esta altura, indispensável), compatibilidade com o codec Ultra HD H.265 (permite gravação e reprodução de conteúdo em 2K e 4K), Wi-Fi 802.11ac, controlador para telas de até 2560 x 1600 pixels, entre outros.

A MediaTek, no entanto, deverá dar mais ênfase ao aspecto do desempenho para promover o MT6595. Ajuda neste ponto o fato da própria ARM ter destacado o núcleo Cortex-A17 como sendo até 60% superior ao atual Cortex-A9 em performance.

O novo SoC estará disponível na metade de 2014. Assim, é possível que os primeiros aparelhos equipados com o processador apareçam até o final do ano, embora seja mais provável que isso aconteça em 2015. Tudo dependerá, essencialmente, do interesse dos fabricantes.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados