Em Dubai, drones que reconhecem retinas e impressões digitais irão fazer entregas

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando a Amazon anunciou que estava estudando a entrega por drones, todo mundo ficou encantado com a possibilidade de receber suas compras no site rapidamente e por um veículo aéreo não-tripulado (nos EUA, pelo menos).

Hoje, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou que vai fazer algo semelhante lá, mas com um “quê” a mais.

O protótipo apresentado pelo governo para entregas tem 45 centímetros de largura e é movimentado por quatro motores. As cargas vão em um compartimento no topo, mas não foi informada a capacidade do drone, tampouco detalhes sobre sua resistência: ele terá de enfrentar muito calor e tempestades de areia nos Emirados Árabes Unidos.

Primeiro Ministro dos EAU, Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, e seu filho, Sheikh Hamdan bin Mohammed al-Maktoum, observam a demonstração de um drone
Primeiro Ministro dos EAU, Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, e seu filho, Sheikh Hamdan bin Mohammed al-Maktoum, observam a demonstração de um drone

O curioso do drone dos EAU é que ele terá reconhecimento de digital e de retina, para proteger os envios de caírem nas mãos erradas. É que a intenção é utilizar os drones para entregar documentos para os cidadãos, então imagine o tamanho do problema caso a entrega seja recebida por outra pessoa.

A fase de testes irá começar em Dubai e durará seis meses. Ela servirá para compreender coisas como a capacidade dos robôs, que tipo de entregas podem ser feitas e a distância máxima. Depois, é esperado que todo o país adote esse tipo de entrega de documentos.

Não será a primeira experiência dos Emirados Árabes Unidos com drones: desde o ano passado eles são utilizados em grandes eventos para aumentar a segurança e, no mês passado, foram iniciados os testes com drones que ajudam bombeiros em incêndios.

Enquanto os drones da Amazon ainda aguardam o OK da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) para ganharem os céus e não têm uma previsão muito clara de quando isso deve ocorrer, os de Dubai devem ser lançados de vez no ano que vem.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados