Início » Arquivos » Gadgets » Em Dubai, drones que reconhecem retinas e impressões digitais irão fazer entregas

Em Dubai, drones que reconhecem retinas e impressões digitais irão fazer entregas

Avatar Por

Quando a Amazon anunciou que estava estudando a entrega por drones, todo mundo ficou encantado com a possibilidade de receber suas compras no site rapidamente e por um veículo aéreo não-tripulado (nos EUA, pelo menos).

Hoje, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou que vai fazer algo semelhante lá, mas com um “quê” a mais.

O protótipo apresentado pelo governo para entregas tem 45 centímetros de largura e é movimentado por quatro motores. As cargas vão em um compartimento no topo, mas não foi informada a capacidade do drone, tampouco detalhes sobre sua resistência: ele terá de enfrentar muito calor e tempestades de areia nos Emirados Árabes Unidos.

Primeiro Ministro dos EAU, Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, e seu filho, Sheikh Hamdan bin Mohammed al-Maktoum, observam a demonstração de um drone

Primeiro Ministro dos EAU, Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, e seu filho, Sheikh Hamdan bin Mohammed al-Maktoum, observam a demonstração de um drone

O curioso do drone dos EAU é que ele terá reconhecimento de digital e de retina, para proteger os envios de caírem nas mãos erradas. É que a intenção é utilizar os drones para entregar documentos para os cidadãos, então imagine o tamanho do problema caso a entrega seja recebida por outra pessoa.

A fase de testes irá começar em Dubai e durará seis meses. Ela servirá para compreender coisas como a capacidade dos robôs, que tipo de entregas podem ser feitas e a distância máxima. Depois, é esperado que todo o país adote esse tipo de entrega de documentos.

Não será a primeira experiência dos Emirados Árabes Unidos com drones: desde o ano passado eles são utilizados em grandes eventos para aumentar a segurança e, no mês passado, foram iniciados os testes com drones que ajudam bombeiros em incêndios.

Enquanto os drones da Amazon ainda aguardam o OK da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) para ganharem os céus e não têm uma previsão muito clara de quando isso deve ocorrer, os de Dubai devem ser lançados de vez no ano que vem.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Lemos
A parte de "scan de retina" me lembrou daqueles "robôs aranha" de Minority Report, e senti um frio na espinha.
Flávio de Souza
Falou quase tudo Gustavo Ventura só faltou uma palavrinha "Educação" que eles têm de sobra e nós temos de menos.
Gustavo Ventura
Sem querer cair no complexo de inferioridade dos brasileiros... mas estamos falando de Dubai. Polícia andando de Bugatti Veyron, ilhas artificiais, máquinas para saque de barras de ouro e sabe-se lá o que mais. Outro contexto, outra realidade.
Juan Lourenço
E o que impede de serem roubados ou do compartimento ser aberto na base da porrada? Não vejo sentido =/