Flappy Bird é removido do Google Play e App Store

Jogo estaria gerando 50 mil dólares por dia ao desenvolvedor

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Flappy Bird, o joguinho mais comentado de todos os tempos da última semana, responsável por elevar os níveis de estresse mundiais e irritar chefes que viram a produtividade de seus funcionários despencarem, não pode mais ser baixado no Google Play e na App Store. Ele foi removido na tarde deste domingo (9), horas após o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen fazer o anúncio no Twitter, afirmando que “não aguentava mais”.

Ciclo de vida em Flappy Bird
Ciclo de vida em Flappy Bird

Por volta das 17h de sábado (8), Nguyen se limitou a dizer no Twitter: “Me desculpem usuários do Flappy Bird, mas daqui a 22 horas vou removê-lo (das lojas de aplicativos). Eu não aguento mais”. Dias antes, Nguyen havia reclamado que a imprensa estava supervalorizando o sucesso de seus jogos, algo que nunca quis. “Por favor, me deixem em paz”, disse ele.

I am sorry ‘Flappy Bird’ users, 22 hours from now, I will take ‘Flappy Bird’ down. I cannot take this anymore.

— Dong Nguyen (@dongatory) 8 fevereiro 2014

A decisão pegou alguns de surpresa, já que o jogo para iOS foi atualizado um dia antes do anúncio e uma versão para Windows Phone estaria em desenvolvimento. Além disso, o The Verge afirma com base em uma entrevista com o desenvolvedor que o jogo gerava, em média, receita de 50 mil dólares por dia por meio de anúncios.

Alguns especulam que o desenvolvedor recebeu um aviso extrajudicial da Nintendo por conta das semelhanças com Mario, especialmente devido ao cano verde. Mas Nguyen negou essa possibilidade: “Não é nada relacionado a problemas legais. Eu só não consigo mais aguentar”. O desenvolvedor também afirmou que continuará fazendo games e não venderá Flappy Bird.

É importante lembrar que, após anunciar que removeria Flappy Bird do Google Play e da App Store, muitos usuários correram para baixá-lo. Quem já possui o jogo instalado, continuará com ele. Isso também significa que, mesmo que Flappy Bird não esteja mais disponível para download, o jogo continua gerando dinheiro em anúncios para o desenvolvedor. Não é como se Nguyen estivesse abrindo mão de milhares de dólares por dia — na verdade, com o aumento do número de usuários, a receita pode até aumentar.

Receba mais sobre Flappy Bird na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados