A Mozilla liberou hoje a versão beta do Firefox com interface específica para o Windows 8. A novidade se propõe a melhorar a experiência de uso do navegador em telas sensíveis a toques. Embora o programa ainda esteja em desenvolvimento, a impressão inicial que se tem é de que a Mozilla acertou em cheio na fórmula.

Firefox em tablet com Windows 8

O Firefox com Modern UI começou a ser desenvolvido em 2012, com versões preliminares sendo liberadas para os mais curiosos desde então. Mas esta é, por assim dizer, a primeira versão de teste disponível de maneira ampla, sugerindo que o programa está na reta final de seu desenvolvimento.

Os recursos oferecidos são interessantes, ainda que não apresentem nada além do esperado. O navegador vem com suporte a gestos, modo de visualização em tela cheia, compatibilidade com a divisão de telas do Windows 8, integração com os recursos de compartilhamento de conteúdo do sistema, suporte a múltiplas abas, entre outros.

Do ponto de vista da navegação, o mais interessante é que aprender os comandos e gestos requer pouco tempo. O usuário logo descobre, por exemplo, que a seta que aparece na lateral esquerda exibe a tela de início, que concentra miniaturas das abas abertas, favoritos e histórico recente.

Por sua vez, o botão com o símbolo ‘+’, à direita, abre uma aba nova. Também é possível visualizar miniaturas das abas abertas arrastando o dedo do topo da tela para baixo. Ao fazê-lo, a barra de endereços também é exibida, curiosamente, sempre na parte inferior da interface.

Firefox para Windows 8

O navegador ainda apresenta alguns problemas, especialmente no desempenho (estamos falando de um programa beta, oras!), mas convence e vem em bom tempo: tablets com Windows 8 podem ser poucos, mas laptops com telas touch são cada vez mais comuns e já não se limitam aos modelos top de linha.

Interessado? Você pode baixar o Firefox beta para Windows 8 aqui. Se você já tiver uma versão estável do browser em seu sistema, é recomendável removê-la antes de seguir com a instalação. Assim que a fizer, vá ao menu do navegador e clique em “Relaunch in Firefox for Windows 8 Touch” para testar a nova interface.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson Alecrim
E que mais atrapalha do que ajuda. No laptop, mantenho o Chrome em versão desktop mesmo.
Yan Gabriel Minário
Usando uma nightly e a versão normal deve dar pra fazer isso.
Marcus Pessoa
Parece bem interessante. Um caminho melhor do que o escolhido pelo Google Chrome, cuja versão Modern que é praticamente uma cópia da versão desktop.
Emanuel Sousa
Legal, estava hoje mais cedo me perguntando sobre o Firefox de Windows 8. Até testaria, mas já que não pode ficar lado-a-lado com o estável de desktop, fica pra quando sair a versão final.