Clipes musicais agora aparecem com mais destaque nas buscas do Google

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Sem fazer alarde, o Google implementou uma forma de visualização em seu buscador que dá mais destaque aos vídeos musicais: eles agora aparecem na forma de cards no topo da página de resultados, muitas vezes com uma captura de imagem do clipe em tamanho grande seguida de uma breve descrição.

Esta forma de exibição começou a ser testada em setembro de 2013 e, desde então, algumas pessoas vêm se deparando com ela em suas buscas. Mas, agora, o recurso está disponível para praticamente todos os usuários e não se limita à versão em inglês do buscador, como mostra o exemplo abaixo.

Clipe em destaque no Google Search

O card, que também funciona nos apps móveis do Google Search, aparecerá quando o usuário pesquisar pelo nome de uma música. Ao fazê-lo, o Google tentará exibir o clipe correspondente no canal oficial do artista ou da gravadora no YouTube. Quando não for este o caso, o buscador redirecionará para o vídeo mais próximo.

Para evitar processos, o Google tomou o cuidado de também exibir vídeos de serviços concorrentes neste formato. Ao pesquisar por “Queen Latifah – Simply Beautiful”, por exemplo, o buscador exibirá um vídeo no Dailymotion. Mesmo assim, os resultados parecem privilegiar o YouTube, fazendo com que as chances de a empresa sofrer problemas judiciais não sejam tão pequenas assim.

Um detalhe que chama a atenção é que o card com o clipe da música tem, pelo menos em relação ao YouTube, um botão de Play no centro. Esta característica dá a impressão de que o vídeo será executado ali mesmo, nos resultados, mas não se deixe enganar: você será redirecionado para a página do clipe no YouTube.

Esta mudança, aparentemente, faz parte de uma série de melhorias que o Google vem implementando desde que ativou os algoritmos Hummingbird. Anunciado em novembro de 2013, este novo sistema se propõe justamente a oferecer resultados mais condizentes com o contexto da pesquisa realizada.

Neste sentido, já é possível notar inclusive alterações na barra de ferramentas do buscador. A ordem das opções existentes ali (Imagens, Notícias, Mapas, entre outras) estão mais dinâmicas, mudando conforme o termo pesquisado.

Com informações: Search Engine Watch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados