Se no início os vídeos do YouTube eram quase que totalmente simples e amadores, hoje há uma infinidade de canais bem elaborados e que movimentam bastante dinheiro em publicidade. O problema é que, de olho nestas cifras, muita gente tem se utilizado de artifícios desleais para aumentar as estatísticas de visualização de seus vídeos. Mas o Google promete acabar com isso.

Em seu blog sobre segurança, a companhia revelou que irá auditar regularmente os registros de visualização de vídeos para identificar números inflacionados e corrigir as estatísticas. Não está descartada a hipótese de um vídeo ou mesmo um canal inteiro ser excluído, dependendo das circunstâncias.

O Google não explicou exatamente como fará este trabalho, até para evitar que o seu sistema de auditoria seja burlado, mas a empresa já conhece as técnicas utilizadas para dimensionar as visualizações.

youtube_logo_wall

Entre elas, estão: contratar sites para abrir uma nova janela (pop-under) com um vídeo que executa automaticamente, criar layouts enganosos para fazer o usuário reproduzir um vídeo embutido em uma página e espalhar links que chamam a atenção para um assunto, mas que redirecionam para um endereço no YouTube.

Os números inflacionados podem ser utilizados para diversos fins: aumentar os valores cobrados pela publicidade na página do vídeo, causar a impressão de que um canal é mais popular do que é de fato e até fazer alguém obter fama, por exemplo.

O Google alerta também para empresas que prometem ajudar a tornar um canal ou um vídeo bastante acessado, mas que, na verdade, fazem uso de alguma destas técnicas para apresentar estatísticas convincentes, mas irreais.

A empresa acredita que apenas uma fração dos vídeos deverá ser atingida pelo “pente-fino”. O anúncio da auditoria, no final das contas, serve mais como um alerta para quem vem cogitando utilizar algum artifício trapaceiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados