Início » Arquivos » Jogos » Com este game, você pode ajudar a curar o câncer

Com este game, você pode ajudar a curar o câncer

Avatar Por

Pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram hoje para Android e iOS um jogo chamado Play to Cure: Genes in Space, que pode ajudá-los a descobrir a cura do câncer, ou pelo menos chegar mais perto dela, através do seu esforço.

No jogo, você comanda uma nave que passeia pelo universo coletando Elemento Alpha, uma espécie de poeira espacial, que é a chave para a pesquisa que estão fazendo na universidade. Definir seu caminho pelo Elemento Alpha e coletá-lo é o que auxilia a analisar variações de genes. Os dados são enviados para a Universidade e reduzem o trabalho de um cientista de horas para apenas alguns minutos.

A tecnologia que permite que isso ocorra é chamada, em inglês, de “microarrays”. Ela é utilizada para analisar o DNA de milhares de tumores ao mesmo tempo e encontrar padrões que possam ser os causadores dos cânceres. Até dá para utilizar softwares que identifiquem pedaços semelhantes, mas o resultado ainda é muito inexato em comparação ao obtido pela observação humana.

Essa poeira é o Elemento Alpha, ou melhor, os genes

Essa poeira é o Elemento Alpha

O que o Play to Cure faz é auxiliar nesse processo. Precisamente, os dados obtidos pelo jogo irão ajudar a criar remédios personalizados, que ajudem a tratar cada tipo de câncer, baseado nos tipos de genes problemáticos que forem encontrados.

Bacana, né? O joguinho em si é legalzinho, mas nada de extraordinário ou de grandes desafios a serem superados – afinal, se você falhar muito, serão menos dados enviados a Cambridge. Em todo caso, a dificuldade depende mais do caminho escolhido para coletar o Elemento Alpha, ou seja, depende de cada jogador. Play to Cure está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.

Com informações: Gamespot

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eleude Batista
Imagino o fiasco da pesquisa se usassem o Flap Bird pra coletar dados hahaha :D