Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Versão interna do Windows 8.1 Update 1 vaza na internet antes do lançamento

Versão interna do Windows 8.1 Update 1 vaza na internet antes do lançamento

Paulo Higa Por

Se os rumores estiverem certos, a Microsoft lançará em março uma atualização para o Windows 8.1 que terá mudanças para tornar o uso da interface Metro mais agradável com teclado e mouse. Mas, como acontece com quase todo Windows, uma versão de desenvolvimento do Windows 8.1 Update 1 vazou em vários sites de compartilhamento de arquivos antes do lançamento.

windows-8-1-update-1-desktop

A versão que está circulando na internet é identificada como 9600.16596.WINBLUES14_GDR_LEAN.140114-0237, indicando que foi compilada no último dia 14 de janeiro. Trata-se de uma versão compatível com processadores x64 que traz apenas o idioma inglês. É possível concluir a instalação mesmo sem um serial válido e sem uma conta da Microsoft.

Não há grandes mudanças em relação ao Windows 8.1 lançado em outubro de 2013, mas é possível perceber algumas melhorias para quem não possui um touchscreen. Uma rápida olhada na tela inicial revela os novos botões Pesquisar e Desligar ao lado da foto do usuário. Antes, eles estavam disponíveis apenas na barra de botões, que aparecia ao posicionar o cursor do mouse no canto superior ou inferior direito da tela.

windows-8-1-update-1-14-janeiro

Ao clicar em um dos Live Tiles na tela inicial do Windows 8.1 Update 1, surge um menu de contexto que permite alterar o tamanho (pequeno, médio, largo e grande), desinstalar o aplicativo ou até mesmo fixar um ícone na barra de tarefas da área de trabalho clássica, uma opção que não existe no Windows 8.1.

windows-8-1-update-1-menu-contexto

Após iniciar um aplicativo Metro por meio da área de trabalho, a barra de tarefas continua sendo exibida por alguns instantes e desaparece quando você começa a interagir com o aplicativo. Não é possível voltar a exibir a barra de tarefas colocando o mouse na borda inferior da tela, mas isso provavelmente é um bug da versão de desenvolvimento.

windows-8-1-update-1-barra-tarefas-metro

Posicionar o cursor do mouse na parte superior de um aplicativo Metro faz com que seja exibida uma barra com o título do aplicativo e um botão de fechar. Para quem está acostumado com versões anteriores do Windows, isso é bem mais intuitivo que o gesto de arrastar o aplicativo para baixo, algo que faz mais sentido em telas sensíveis ao toque.

windows-8-1-update-1-barra-fechar

Outras pequenas mudanças incluem um atalho para o Painel de Controle clássico nas configurações do computador, o Internet Explorer 11.0.3 e uma listagem de aplicativos com um índice alfabético que lembra o usado no Windows Phone.

Esta não é a última versão interna que temos conhecimento. Recentemente, o WZor publicou imagens de uma versão do Windows 8.1 Update 1 do dia 26 de janeiro, que inicializaria diretamente para a área de trabalho por padrão, pulando a interface Metro. A versão vazada não possui essa modificação e não está claro se a Microsoft pretende mantê-la na versão final.

A Microsoft ainda não confirmou a data de lançamento do Windows 8.1 Update 1. De acordo com Mary Jo Foley, que costuma ter bons contatos, a atualização será liberada no dia 11 de março, curiosamente a segunda terça-feira do mês, data em que a Microsoft costuma liberar atualizações de segurança. Um mês depois, na BUILD 2014, é esperado que a Microsoft mostre as primeiras informações oficiais do Windows 9.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Luik
Yan Gabriel Minário Na verdade as pessoas deveriam é aprender que não é necessário ficar fechando os apps como eu disse.
Yan Gabriel Minário
Alt+F4 não é user friendly, ninguém nasce sabendo que uma combinação de teclas faz determinada coisa. Minha mãe, por exemplo, deveria ser obrigada a lembrar de uma combinação de teclas que não é documentada em lugar nenhum, muito menos na instalação, só porque o sistema não conversa com o hardware direito.
Rafael Luik
Alt + F4, e isso se for realmente necessário já que você deve saber que não precisa fechar os apps pois eles são suspendidos e tirados da RAM quando o sistema precisa.
Yan Gabriel Minário
Ainda bem que concertaram o fechamento dos Apps, no touchpad do meu ASUS era impossível fazer aquele movimento sem clicar com um dedo e arrastar com o outro. Não era nem um pouco prático.
Antony PS
Entendi, deixei passar que era referente às Live Tiles
Fábio Quadros
Conseguiram se aproximar ao Windows 7 sem perder os apps Metro.
Paulo Higa
Isso apenas fixa o ícone do Internet Explorer (e não do Internet Explorer com interface Metro) na barra de tarefas. Tanto que a opção não está disponível para outros apps.
Antony PS
"(...) ou até mesmo fixar um ícone na barra de tarefas da área de trabalho clássica, uma opção que não existe no Windows 8.1." http://imgur.com/jGART3q
Emanuel Sousa
Bacana, uma aproximada dos apps à interface clássica é o que o Windows tá precisando. Se tiver como deixar a barra de tarefas sempre visível aí fica excelente. Me dá uma certa agonia usar tela cheia porque é provável que eu não perceba se alguém mandar mensagem pelo Skype, por exemplo.
Matheus Oliveira
O pesquisar é preguiça de ensinar o pessoal a usar né? É só apertar a tecla Windows e escrever que ele pesquisa automáticamente. Mas o desligar é uma boa, já que no Windows 8 colocaram no local de pior acesso que eles conseguiram pensar...
Thiago Sabaia
Depois que passei a usar Mac OS em meu computador, nunca mais me interessei em ficar baixando essas novas versões do Windows. Meu notebook está com Windows 8 puro ainda e vai ficar assim por um bom tempo.