Apple obtém patentes que sugerem uso de lentes intercambiáveis no iPhone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Duas patentes recém-obtidas pela Apple nos Estados Unidos sugerem, mesmo que remotamente, que gerações futuras do iPhone poderão contar com um sistema de lentes intercambiáveis para a câmera ou com um acessório que acrescenta recursos consideráveis a esta.

No primeiro caso, as lentes intercambiáveis se acoplam ao aparelho por meio de imãs. Além de fixar o componente, este sistema possui um mecanismo de indução que possibilita ao usuário controlar os recursos da lente (zoom, por exemplo) a partir do aplicativo de câmera.

Patente de lentes intercambiáveis

Esta patente lembra as câmeras/lentes QX10 e QX100 apresentadas pela Sony no ano passado. A principal diferença aqui é que os dispositivos da fabricante japonesa são praticamente independentes, possuindo sensor e bateria própria, por exemplo. No caso da Apple, as lentes não possuirão nenhuma função adicional, o que provavelmente contribuirá para que elas tenham tamanho reduzido e, portanto, apropriado ao iPhone.

A segunda patente, por sua vez, sugere um acessório que amplia as funções da câmera. Trata-se, essencialmente, de um pequeno módulo que se acopla a esta e pode inclusive vir integrado a uma capa traseira.

Este módulo pode oferecer zoom óptico, estabilizador de imagem, filtros, função para fotos macro, entre outros. De modo geral, a ideia lembra os kits Olloclip, que complementam a câmera do iPhone com pequenas lentes e são relativamente populares nos Estados Unidos, podendo ser encontrados inclusive na Apple Store.

Patente da Apple para módulo de câmera

É claro que entre o registro de uma patente e a sua efetiva utilização há um longo caminho que, muitas vezes (muitas mesmo), sequer é percorrido: é bastante comum empresas patentearem ideias apenas para protegê-las ou obter receita com licenciamento. Com a Apple não é diferente; portanto, é possível que a gente nunca veja estes dispositivos abandonarem os limites de seus laboratórios.

Ao menos estas patentes mostram que a Apple vem procurando maneiras variadas de aperfeiçoar a câmera do iPhone. Se levarmos em conta que outros fabricantes estão fazendo o mesmo em relação aos seus smartphones, não dá mesmo para pensar em um futuro muito promissor para as câmeras digitais compactas.

Com informações: Apple Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados