Início » Arquivos » Internet » Com o WikiVIP, Wikipédia quer reunir gravações de voz de celebridades para a posteridade

Com o WikiVIP, Wikipédia quer reunir gravações de voz de celebridades para a posteridade

Emerson Alecrim Por

A variedade de conteúdo disponibilizada pela Wikipédia deverá aumentar em breve, mas de uma maneira inusitada: a organização apresentou recentemente o projeto WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), um diretório que tem a proposta de concentrar gravações de voz de celebridades e personalidades notáveis para consulta e uso de qualquer pessoa, especialmente pelas gerações futuras.

A iniciativa é obra de Andrew Gray e Andy Mabbett, dois editores da Wikipédia inglesa, e vem sendo estudada desde o segundo semestre de 2012, depois que ambos começaram a discutir uma forma de enriquecer o conteúdo de áudio da enciclopédia.

Na conversa, a dupla chegou à conclusão de que contar com gravações de falas de pessoas de destaque (artistas, cientistas, atletas, políticos, empresários e assim por diante) seria uma forma de levar este objetivo adiante.

A ideia é que estes arquivos sejam curtos, tendo apenas uma apresentação rápida da pessoa ou alguma declaração relevante. Além disso, todo o material deve seguir os preceitos da Wikimedia Commons, o repositório de mídia da Wikipédia: ter licença aberta (ou seja, o arquivo poderá ser usado livremente), utilizar um formato isento de restrições (como Ogg Vorbis) e ser fruto de contribuição voluntária.

Dizendo apenas o seu nome, mas Stephen Fry foi o primeiro a contribuir

Dizendo apenas o seu nome, é verdade, mas Stephen Fry foi o primeiro a contribuir

A primeira colaboração, aparentemente para testes, é do ator inglês Stephen Fry, que fez participações em O Hobbit e Alice no País das Maravilhas, por exemplo. Ao visitar a sua página na Wikipédia em inglês, um ícone acompanhado da palavra “listen” (ouvir) aparece bem ao lado de seu nome. Clique ali e você ouvirá o artista dizer como se chama.

Os idealizadores esperam que a ideia se propague, é claro. Está certo que isso não acontecerá da noite para o dia, mas as contribuições já começaram. Além de Stephen Fry, a BBC já vem cedendo alguns arquivos que poderão ser integrados ao WikiVIP, dentre os quais, gravações de voz de Tim Berners-Lee e Morgan Freeman.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta