Com o WikiVIP, Wikipédia quer reunir gravações de voz de celebridades para a posteridade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

A variedade de conteúdo disponibilizada pela Wikipédia deverá aumentar em breve, mas de uma maneira inusitada: a organização apresentou recentemente o projeto WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), um diretório que tem a proposta de concentrar gravações de voz de celebridades e personalidades notáveis para consulta e uso de qualquer pessoa, especialmente pelas gerações futuras.

A iniciativa é obra de Andrew Gray e Andy Mabbett, dois editores da Wikipédia inglesa, e vem sendo estudada desde o segundo semestre de 2012, depois que ambos começaram a discutir uma forma de enriquecer o conteúdo de áudio da enciclopédia.

Na conversa, a dupla chegou à conclusão de que contar com gravações de falas de pessoas de destaque (artistas, cientistas, atletas, políticos, empresários e assim por diante) seria uma forma de levar este objetivo adiante.

A ideia é que estes arquivos sejam curtos, tendo apenas uma apresentação rápida da pessoa ou alguma declaração relevante. Além disso, todo o material deve seguir os preceitos da Wikimedia Commons, o repositório de mídia da Wikipédia: ter licença aberta (ou seja, o arquivo poderá ser usado livremente), utilizar um formato isento de restrições (como Ogg Vorbis) e ser fruto de contribuição voluntária.

Dizendo apenas o seu nome, mas Stephen Fry foi o primeiro a contribuir
Dizendo apenas o seu nome,  é verdade, mas Stephen Fry foi o primeiro a contribuir

A primeira colaboração, aparentemente para testes, é do ator inglês Stephen Fry, que fez participações em O Hobbit e Alice no País das Maravilhas, por exemplo. Ao visitar a sua página na Wikipédia em inglês, um ícone acompanhado da palavra “listen” (ouvir) aparece bem ao lado de seu nome. Clique ali e você ouvirá o artista dizer como se chama.

Os idealizadores esperam que a ideia se propague, é claro. Está certo que isso não acontecerá da noite para o dia, mas as contribuições já começaram. Além de Stephen Fry, a BBC já vem cedendo alguns arquivos que poderão ser integrados ao WikiVIP, dentre os quais, gravações de voz de Tim Berners-Lee e Morgan Freeman.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados