Google e Samsung, duas empresas que frequentemente estão envolvidas em disputas de propriedade intelectual com outras companhias, anunciaram nesta segunda-feira (27) que assinaram um acordo com validade de 10 anos que permitirá que as empresas compartilhem patentes entre si.

De acordo com o comunicado no blog da Samsung, o acordo abrange tanto as patentes atuais quanto as que serão registradas nos próximos 10 anos. Na prática, isso significa que o Google poderá usar patentes da Samsung em seus produtos e vice-versa, sem se preocupar com disputas judiciais. O valor do acordo não foi divulgado publicamente.

martelinho-do-juiz

O que podemos esperar? Google e Samsung dizem que o acordo “vai levar a uma colaboração mais profunda em pesquisa e desenvolvimento de projetos atuais e futuros”. A primeira coisa que podemos esperar são novas funcionalidades no Android que até então eram exclusivas dos smartphones da Samsung (e a TouchWiz carrega uma série de recursos patenteados).

O acordo não prevê a transferência da propriedade das patentes. Ou seja, o Google não pode se defender na justiça com patentes da Samsung contra companhias como Apple ou Microsoft, por exemplo. Por enquanto, também não foi confirmado se todas as patentes entraram no acordo: pode ser que Google e Samsung estejam apenas compartilhando patentes relacionadas ao Android ou ao mercado de dispositivos móveis.

Com informações: Reuters, Wall Street Journal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
Galaxy Note 3 Google Edition com suporte nativo para a SPen. A melhor "feature" da HeavyUglyTouchWiz num Android puro.. Já pensaram??
Felipe Mesquita Ramos
campanha #EuQueroSmartStayNoMeuNexus