Usar o Google Glass no cinema não é uma boa ideia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Quando você vai ao cinema, certamente ouve o aviso de que não é permitido filmar dentro da sala de exibição. Além disso, como uma pessoa que acompanha o mercado de tecnologia, você sabe que o Google Glass tem uma câmera integrada. Só que um americano não percebeu esse pequeno problema quando foi assistir a um filme e acabou sendo interrogado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

The Gadgeteer publicou uma história de uma pessoa que usa Google Glass com lentes de grau. Como ele precisa dos óculos para enxergar bem, passou a usá-los durante todo o dia, inclusive para ir ao cinema. O homem foi a uma sala da AMC, no estado de Ohio, por três vezes usando o Google Glass. Em ocasiões anteriores, os funcionários chegaram a perguntar sobre o gadget, apenas por curiosidade.

google-glass

No dia 18 de janeiro, entretanto, quem fez perguntas sobre o Google Glass não foram os funcionários do cinema. Ele relata que, após uma hora assistindo a um filme com sua esposa, um agente sentou ao seu lado, tomou o Google Glass e solicitou que o acompanhasse até o lado de fora da sala de exibição, onde estavam entre cinco e dez policiais, sem contar os seguranças do shopping. Os agentes estavam desconfiados de que o homem estava filmando ilegalmente dentro do cinema e o interrogaram durante quase duas horas.

O homem tentou convencer os agentes de que o Glass permaneceu desligado durante a exibição do filme. Afinal, os óculos estariam quentes caso estivessem sendo usados para filmar no cinema e, se realmente estivessem ligados, haveria luz saindo da pequena tela. Ele tentou demonstrar aos policiais como o Glass fica quando está ligado, mas não conseguiu, já que poderia apagar evidências.

O problema só foi resolvido quando alguém pegou um notebook e um cabo USB para verificar o que estava armazenado no Google Glass. Como os agentes não encontraram nenhuma gravação ilegal, apenas fotos e vídeos do casal e seu cão, liberaram o rapaz. O pedido de desculpas? Dois pares de ingressos para que ele e sua esposa pudessem assistir ao filme novamente. Sim, foi só isso mesmo.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos confirmou a história, sem desculpas formais pelo caso. Apesar de ter ficado furioso por ter perdido seu tempo e recebido apenas quatro entradas de cinema em troca, o homem não pretende processar os agentes.

Toda a história está no The Gadgeteer.

Receba mais sobre Google Glass na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados