Início / Arquivos / Internet /

Facebook muda algoritmo para priorizar conteúdo de pessoas em vez de páginas

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em um anúncio publicado na tarde desta terça-feira (21), o Facebook confirmou, indiretamente, o que muita gente já vinha notando nos últimos dias: o Feed de Notícias do serviço agora dá muito mais destaque a publicações de usuários do que a conteúdo promovido por fan pages.

A empresa justifica estas mudanças recentes sob o argumento de que as pessoas realizam muito mais ações na rede social (comentam, curtem ou compartilham) em atualizações feitas por seus contatos. A lógica, portanto, é a de que este tipo de conteúdo deve ser priorizado.

Embora sem mencionar este ponto, esta explicação pode ser interpretada como uma resposta à “acusação” de que a empresa diminuiu o alcance das fan pages para convencer os administradores destas páginas a pagarem para promover seu conteúdo.

No comunicado, o Facebook afirma ainda estar trabalhando nos algoritmos de classificação dos dois tipos de conteúdo para permitir uma “convivência harmoniosa” entre ambos, mas já alertou que os administradores de fan pages poderão perceber uma diminuição na distribuição de suas atualizações, especialmente nos status de texto.

O Facebook explica, por outro lado, que os administradores poderão notar um aumento no alcance de outros tipos de conteúdo, como posts acompanhados de links e fotos ou mesmo vídeos. Para este fim, a própria companhia recomenda o uso da ferramenta de compartilhamento de links, que exibe por si só uma descrição do conteúdo acompanhada de uma imagem.

É melhor fazer isso...

É melhor fazer isso…

Se o post tiver apenas texto e link, como mostra o exemplo abaixo, o engajamento será menor.

... do que isso, segundo o Facebook

… do que isso, segundo o Facebook

Pode até ser que esta seja, no final das contas, uma manobra da empresa para aumentar a sua receita a partir da promoção paga de publicações, mas o fato é que o Facebook vem mesmo tratando com atenção especial o aspecto do conteúdo.

Os anúncios mais recentes são evidências claras: no final de 2013, mudanças algorítmicas foram implementadas para priorizar notícias em detrimento dos memes; na semana passada, a empresa adquiriu uma plataforma de compartilhamento de conteúdo, além de ter prometido para breve a disponibilização de “trending topics”.

Atualizado em 23/01 às 14h30