Machinima paga Youtubers para fazer reviews positivos do Xbox One

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 2 semanas

Nós já ouvimos falar bastante sobre fraudes dentro da imprensa de jogos (e de outras mídias), em que produtoras supostamente pagam por uma opinião positiva vinda de jornalistas e críticos, a fim de aumentar a popularidade de seus produtos. Nesta semana, uma bomba relacionada a isso atinge a Machinima e a Microsoft.

xbox-one

De acordo com um post no Twitter de um dos gerentes de comunidades do Machinima UK, Ron Smith (que foi invadido), reforçado pelo vazamento de documentos referentes à ação, teria pago aos contratados do canal de jogos um bônus de US$ 3 por CPM (pacote de mil visualizações) para cada 30 segundos comentando o gameplay do Xbox One.

As diretrizes do contrato também exigiam que os trinta segundos estivessem dentro dos primeiros dois minutos do vídeo e que o console fosse mencionado verbalmente durante a apresentação. Os pagamentos só seriam efetuados para quem utilizasse a tag “XB1M13” e postassem os vídeos em uma data e horário determinados pela empresa.

O gerente ficou louco!
O gerente ficou louco!

O ponto mais contundente do contrato, no entanto, é uma das cláusulas acordadas, de que nada de negativo ou depreciativo poderia ser dito sobre o Machinima, o Xbox One ou qualquer um dos jogos presentes no vídeo da campanha, que também não poderia ser mencionada. Uma forma nada sutil de se manipular opiniões, numa ação que deveria ser encerrada somente ao atingir o total de 1,25 milhões de visualizações (ou, expondo valores, US$ 3.750 somente em bônus).

Ao que tudo indica, o plano de marketing pertence ao próprio Machinima, mas não descarta a participação da Microsoft em sua criação. O Poptent, site que ajuda produtores de conteúdo independentes a chegarem até redes como o Machinima, também listou a campanha, que foi iniciada no dia 14 de janeiro e encerrada no dia 16, sugerindo que a meta de visualizações imposta nela já teria sido alcançada.

A informação veio ao mundo por uma matéria do Ars Technica. Alguns Youtubers já saíram na dianteira e fizeram vídeos com mais detalhes sobre o pedido da produtora. Ao todo, já se somam quase 500 resultados na busca pela tag XB1M13.

De acordo com a publicação, as diretrizes da campanha não ferem apenas a ética que se espera dos divulgadores de conteúdo e formadores de opinião. Ao fazer exigências para que apenas opiniões neutras e positivas fossem emitidas nos vídeos de seus parceiros, a Microsoft viola diretrizes da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos para propagandas que contenham endossos ou depoimentos. Conforme os parâmetros da FTC, “Quando existir uma conexão entre o endossante e o vendedor do produto anunciado que possa afetar o peso ou a credibilidade do endosso (ou seja, a conexão não for razoavelmente esperada pela audiência), esta deve ser amplamente exposta”.

Até o momento de publicação desta notícia, tanto Microsoft quanto Machinima ainda não haviam se pronunciado sobre o assunto.

Atualização (22/01 às 11:40): A Microsoft soltou uma nota comentando o ocorrido. Leia, com tradução nossa, na íntegra:

A Microsoft não estava ciente de contratos individuais que o Machinima tinha com seus provedores de conteúdo como parte desta promoção e não demos feedback em nenhum dos vídeos. Pedimos à Machinima para não postar nenhum conteúdo adicional relacionado a Xbox One como parte dessa compra de mídia e pedimos que eles adicionem um aviso aos vídeos de que são parte desse programa, indicando que são parte de propaganda paga.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados