Rumor do dia: esta será a nova cara da TouchWiz nos smartphones da Samsung

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

@evleaks quase sempre acerta ao vazar imagens de produtos antes do lançamento oficial. Se ele estiver certo mais uma vez, a Samsung está prestes a mudar completamente o visual da interface TouchWiz, presente nos smartphones da empresa com Android. E a nova interface parece melhor que a atual.

A primeira imagem da possível nova interface da Samsung foi revelada no dia 7 de janeiro. Ela mostra novas fontes, ícones redesenhados com cores suaves e tela de bloqueio com mais informações. A tela do meio mostra algo que parece ser um assistente que exibe informações contextuais, como notícias relevantes e dados de atividade física do usuário. Ficou assim:

samsung-interface-smartphone

Neste domingo (19), o @evleaks publicou uma imagem que exibe em detalhes o que será aquela tela do meio. Como dito pelo The Verge, é algo que se parece bastante com o Google Now, ao menos na funcionalidade:

samsung-interface-google-now

A imagem revela muitas informações que hoje são exibidas também pelo Google Now, como compromissos, temperatura local, informações sobre o voo, rastreamento de encomendas e resultados de jogos. Também há dados de atividade física, uma área que a Samsung tentou explorar com o aplicativo S Health, anunciado junto com o Galaxy S4.

Não está claro se a Samsung vai lançar um novo serviço como o Google Now para pegar as informações automaticamente ou se estamos vendo apenas uma nova roupagem para o assistente pessoal do Google. A tela mostra informações que não são capturadas pelo Google Now atualmente, como as compras feitas pelo usuário.

Particularmente, acredito que, se a Samsung realmente lançar esta interface, ainda há bastante trabalho a fazer: os ícones parecem inacabados (o que aquele ícone do navegador de internet está tentando representar?) e as fontes são muito leves, o que pode prejudicar a visualização em aparelhos com telas de baixa resolução — afinal, a Samsung costuma adotar o mesmo visual em todos os seus inúmeros smartphones. De qualquer forma, parece melhor que isto:

galaxy-s4-active-lock-home

Se o rumor for verdadeiro, provavelmente veremos novidades no lançamento do Galaxy S5. De acordo com o vice-presidente da divisão de mobile da Samsung, Lee Young Hee, o novo topo de linha da marca será apresentado ao mundo em março ou abril, junto com uma nova versão do Galaxy Gear. É esperado que o Galaxy S5 (ou seja lá qual for o nome dele) venha com tela de 2560×1440 pixels, números gigantes na ficha de especificações e reconhecimento de íris.

Vale lembrar que a Samsung renovou recentemente sua interface nos tablets com a Magazine UX, que mostra blocos com informações úteis, como as últimas notificações recebidas, os emails da sua caixa de entrada, notícias importantes e atalhos para aplicativos. O novo visual chegou junto com os tablets Galaxy TabPRO e Galaxy NotePRO, que possuem telas de até 12,2 polegadas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados