A Amazon registrou uma patente no final do ano passado, em dezembro, que detalha uma possível estratégia de entregas bem inovadora da empresa: depois de divulgar o interesse em usar drones para entrega de pequenos pacotes, a empresa de Jeff Bezos pode enviar o produto antes que o cliente clique em “comprar”.

Para saber o que você pode querer comprar, a Amazon conta com algoritmos que se baseiam em suas compras anteriores no site, lista de desejos, buscas e até o tempo que o cursor fica em cima de um item – basicamente, o que tudo quanto é site normalmente faz para rastrear seu comportamento e seus interesses e oferecer uma experiência personalizada.

A partir desses dados, os pacotes são enviados a distribuidoras regionais ou ficam direto nos caminhões esperando um pedido ser feito.

BN-BD558_patent_G_20140117133548

Uma possibilidade é utilizar esse tipo de entrega para itens campeões de venda e lançamentos, além de sugerir aos usuários que eles de fato adquiram o produto que já está perto de suas casas.

A patente também diz que a Amazon pode dar endereços de entrega incompletos aos caminhões, para que eles fiquem ainda mais próximos dos potenciais compradores. No caso de prédios com muitos apartamentos, pode-se enviar o pacote “especulativamente”, esperando que algum morador efetue a compra.

No caso de um erro do algoritmo, que causaria custos de retorno da mercadoria, a Amazon tem uma solução que considera mais viável: transformar a entrega indesejada em descontos ou créditos no site, como se fosse um agradinho, o que contribui para fidelizar o cliente.

Com esse novo método, a Amazon pretende desencorajar a visita a lojas físicas e diminuir o tempo de entrega das encomendas, o que estimula as compras online. Todo mundo ganha: a Amazon, por aumentar as vendas, e o comprador, por receber rapidinho o produto no conforto de sua residência.

Apesar do registro, a patente não fala em uma previsão de quando esse tipo de entrega pode ser adotado. A Amazon não comentou o assunto.

Com informações: Wall Street Journal

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Mascarenhas
Spam just got real.
portela.thiago
HAHAHAHAHAHaHAHA..
João Manoel
Pelo visto vc não entendeu nada (ou deve ser mais um daqueles usuários infantis que fazem piada em qualquer post que clica). O ponteiro do mouse em cima de um item é só um dos fatores, tem o histórico de compras, itens desejados, avaliações, cookies e blablalblal.
EFG
Se eu não encomendei e recebi em meu nome, acredito que seria presente de alguém.
@
"Sem querer" deixar o cursor em cima de um vibrador. - SEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Caio Kowaleska
Muito interessante!
Dereck Bolsanelo
Deixar meu mouse parado nos produtos que eu quero, e esperar vir como agrado rs
Matheus Castro
"até o tempo que o cursor fica em cima de um item..." Ou Seja se você sem querer manter seu cursor por um tempo em cima de um Vibrador, sem querer você pode recebe-lo em casa... O que vai ter de Torcedor do Fluminense e São Paulo fazendo isso agora!