Documentário indicado ao Oscar é original do Netflix e veio do Kickstarter

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 3 semanas

Saiu ontem a lista de indicados ao Oscar deste ano e, entre as indicações da categoria Documentário em Longa-Metragem, está The Square, que mostra a revolução do Egito em 2011 através das histórias seis manifestantes.

O filme foi dirigido por Jehane Noujaim e, para ser finalizado, recorreu ao Kickstarter para conseguir financiamento. No dia 7 de março do ano passado, o objetivo de 100 mil dólares foi alcançado e mais 26 mil ainda foram arrecadados.

O Netflix adquiriu os direitos do filme em novembro e ele, hoje, faz parte dos Originais do serviço, apesar de não ter sido feito “sob encomenda”. E, além de The Square, outro documentário do Netflix está concorrendo a um Oscar, mas na categoria Curta-Metragem: The Short Game, sobre a trajetória de crianças rumo ao campeonato mundial de golfe. É primeiro filme do gênero produzido pelo serviço.

The Square já recebeu prêmios em Sundance e Toronto e, se ganhar o Oscar, será o segundo projeto do Kickstarer a conseguir um. No ano passado, Inocente, sobre uma adolescente sem teto da Califórnia que sonha em ser uma artista reconhecida, levou Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Para o Netflix, será o primeiro prêmio da Academia, mas não o primeiro de um Original: a série House Of Cards ganhou o Emmy de Melhor Direção em Série Dramática e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados