Se você é (ou foi) usuário do Twitter, certamente conhece os “trending topics”, uma lista de hashtags que indica os assuntos mais quentes do momento com base nas postagens dos usuários. Pois bem, a ideia começará a ser explorada muito em breve pelo Facebook, só que de uma maneira ligeiramente diferente.

A novidade não chega a ser surpresa. Em agosto do ano passado, o serviço adotou de maneira definitiva as hashtags e, na ocasião, havia comentado os planos de disponibilizar uma lista com os termos mais populares, justamente como faz o Twitter.

Trending no Facebook

A principal diferença entre ambos os serviços é que o Facebook exibirá listas com base em seus interesses, mas sem descartar o que é tendência na rede social como um todo, enquanto que o Twitter destaca os assuntos mais populares globalmente, em determinado país ou em grandes cidades, podendo o usuário alternar entre estas opções.

Pelo menos no início, não haverá mudanças na forma como o conteúdo relacionado é exibido quando uma hashtag é clicada: ao fazê-lo, o serviço mostrará um feed com as notícias mais relevantes relacionadas ao termo, incluindo aí postagens relevantes de amigos, tal como acontece hoje.

Hashtags Facebook

Como de hábito, o Trending, nome que o Facebook deu à funcionalidade, será implementado de maneira gradual: em seu comunicado, a empresa explicou que o recurso está sendo disponibilizado aos poucos apenas em alguns países, mas sem especificar quais.

De qualquer forma, não deve demorar muito para todas as contas serem contempladas. Se até pouco tempo atrás o Facebook se focava em conseguir cada vez mais e mais usuários, agora dá para perceber que o objetivo principal é mantê-los. Os trending topics são parte importante destes esforços, tanto que a empresa já confirmou estar trabalhando em um meio de implementá-los também em seus apps móveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados