Início » Arquivos » Celular » Eis o Blackphone, mais um smartphone que promete proteção contra espionagem

Eis o Blackphone, mais um smartphone que promete proteção contra espionagem

Emerson Alecrim Por

A espanhola Geeksphone ficou conhecida no ano passado como a primeira companhia a mostrar um aparelho com Firefox OS, mas ganhou destaque novamente ao anunciar, nesta quarta-feira, um smartphone “anti-NSA”, isto é, à prova de espionagem (ou quase): o Blackphone.

blackphone

O dispositivo é fruto de uma parceria com a Silent Circle, uma companhia especializada em comunicações seguras e que tem entre seus fundadores o criptógrafo Phil Zimmermann, criador do PGP, por muito tempo, a mais popular solução de criptografia para e-mails.

Quanto ao Blackphone em si, ainda não há informações detalhadas sobre as suas especificações. O que já se sabe é que a sua principal arma será o PrivatOS, um sistema operacional baseado no Android incrementado com diversos recursos de privacidade e segurança.

A ideia é que o usuário possa efetuar chamadas, trocar mensagens, guardar dados sigilosos, acessar páginas Web, entre outras atividades, sem se preocupar em criptografar suas informações ou com os rastros de sua navegação. O aparelho cuidará de tudo isso, embora não possa ser seguro a todo instante: a encriptação de conversas telefônicas só será efetiva se o celular da outra pessoa tiver o mesmo recurso, por exemplo.

Curioso é que, mesmo revelando pouquíssimos detalhes, a Geeksphone conseguiu atrair atenção para a novidade disponibilizando um pomposo vídeo de apresentação do projeto e criando um site oficial em vários idiomas, inclusive português do Brasil.

É claro que este aspecto não garante o lançamento do Blackphone no país, mas a companhia assegura que o aparelho estará apto a funcionar em qualquer rede GSM. Isso significa que as chances podem ser remotas, mas existem.

É conveniente lembrar, no entanto, que esta não é a primeira iniciativa do tipo. Em setembro do ano passado, a chinesa QSAlpha tentou financiar o Quasar IV no Indiegogo, um smartphone com proposta semelhante. O projeto ficou longe da meta de arrecadação, mas conseguiu tanta divulgação que a empresa tentará lançá-lo novamente em 2014.

Geeksphone e Silent Circle prometem dar mais informações no Mobile World Congress 2014, evento que acontece em Barcelona, Espanha, no final de fevereiro.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Abraão Caldas
"mas a companhia assegura que o aparelho estará apto a funcionar em qualquer rede GSM" ihhhh... já mostrou que não manja que as redes gsm no Brasil são bem diferentes das redes gsm pelo resto do mundo.